Qual a forma correta de higienizar o tomate?

Perguntado por: eveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Deixar o produto de molho em água misturada com vinagre ou bicarbonato de sódio ou água sanitária é a medida mais eficiente. A higienização de frutas, legumes e hortaliças não requer grandes esforços.

"Não é um sanitizante eficiente pois o vinagre é um ácido bastante diluído e, por isso, não tem o mesmo efeito", diz Amarante. No caso das frutas e legumes, eles também devem ser lavados em água corrente e a lavagem pode ter o auxílio de uma escovinha com cercas de nylon exclusiva para essa finalidade.

Exemplo: alface, tomate, morango, uva, maçã. - Se vai comer cozido, tem que lavar (mas não precisa ser com sanitizante) para tirar a terra. A temperatura de cozimento elimina vírus, bactérias e microorganismos no geral.

Os alimentos devem ser lavados apenas com água da torneira fria, asseguram os especialistas. Lavar com detergente pode ser perigoso, dado que os vegetais e frutas são permeáveis e absorvem esses químicos.

"Você não precisa de mais nada além de água corrente e esfregar o produto." Se o alimento for consumido cru, algumas instituições, como o Ministério da Saúde, recomendam mergulhá-los numa bacia que tenha uma mistura de água e hipoclorito de sódio por cerca de 15 minutos.

Dissolva 2 colheres de sopa do vinagre de álcool (quantidade suficiente) para cada litro de água.

O ideal seriam 250 ml de vinagre de álcool para um litro de água durante 15 minutos para uma higienização satisfatória — mas quanto maior a concentração, mais eficaz é a higienização.

Segundo a Embrapa, o ideal é que os vegetais fiquem de molho durante 30 minutos em uma solução composta por uma colher de chá de bicarbonato e um litro de água. Porém, os pesquisadores alertam que, depois, é necessário lavar bem os alimentos em água corrente a fim de eliminar completamente o bicarbonato.

Armazene os tomates em temperatura ambiente, não os coloque em sacos plásticos, pois isso os fará estragar mais rápido. O resfriamento impede que ele amadureça direito diminuindo a suculência características dos tomates vermelhinhos.

Isso ocorre porque o frio inibe a produção de etileno, um gás natural que os tomates liberam para amadurecer. Sem essa produção de etileno, os tomates podem apodrecer mais rapidamente. Então, se você quer prolongar a vida dos seus tomates, mantenha-os fora da geladeira.

Existem dois riscos principais de comer frutas e vegetais não (ou mal) lavados: Contaminação bacteriana. Presença residual (superficial) de pesticidas.

Para ter o mesmo resultado em casa, a dica é colocar 10 gramas de bicarbonato de sódio por litro de água usado para imergir o alimento e deixá-lo descansar nessa solução por 15 minutos. Em seguida, é importante ainda lavar as comidas em água com vinagre, a fim de matar também os germes que podem conter.

Agora leve suas frutas, verduras e legumes para lavar em água corrente. Se forem folhas, lavar cada uma separadamente. Em seguida, você pode colocar de molho em água clorada. As instruções de preparo são simples: use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%.