Como tirar um pouco da água da abobrinha?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Com Sal: Se preferir pode usar a mesma técnica da berinjela e colocar as abobrinhas em uma peneira e salpicar sal para que ela “chore” deixe por 20 minutos para que o excesso de umidade saia e depois lave bem e seque com papel toalha.

Abobrinha
Apresenta uma grande quantidade de água (95%) em sua composição, sendo também rica em vitamina B3, que auxilia na manutenção dos níveis de colesterol.

Melhora o humor, por estimular hormônios como dopamina e serotonina que combatem a ansiedade, estresse e fadiga. É antioxidante, prevenindo envelhecimento precoce. Melhora seu sistema digestivo e fígado. Para fazer o suco uso a abobrinha italiana.

Basta desidratar com sal ou fazer uma solução salina. Para isso, corte a abobrinha em rodelas ou cubos, lave bem com água e deposite em uma peneira. Adicione sal e deixe-a desidratar por mais ou menos 2 horas, depois enxágue bem.

Em muitos alimentos, consumir a casca é a melhor forma de aproveitar ao máximo todos os seus nutrientes. Esse é o caso da abobrinha: comê-la com casca garante uma maior ingestão de fibras, o que facilita o funcionamento do intestino, combatendo desconfortos como a prisão de ventre.

Todas as suas partes, incluindo a polpa, sementes, flores, raízes e folhas, são aproveitáveis e benéficas para a saúde. Os principais constituintes incluem carotenoides, ácido graxo, vitamina E e fitoesteróis. Além disso, a abobrinha contém importantes nutrientes como vitamina A, vitamina C, potássio, fibra e folatos.

A abobrinha pode ser consumida em sua totalidade, ou seja, polpa, casca e até mesmo sementes. Desta maneira há maior aproveitamento de nutrientes, porém, alguns processos de cozimento podem levar à redução deles. Uma maneira de contrabalancear isso é mesclando a forma de preparo do alimento.

E a resposta é sim! A abobrinha tem apenas 17 calorias por 100 gramas consumidas. Isso nos permite comer bastante do vegetal e ficar satisfeito, com uma ingestão baixa de calorias. Outro fato interessante é que a abobrinha aumenta nosso metabolismo, o que nos ajuda a queimar gordura.

Alimentos para gordura no fígado
Conheça agora alguns deles: Legumes e verduras: abobrinha, rúcula, espinafre, alface (em especial alimentos folhosos). Leguminosas: feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja. Proteínas que tenham pouca gordura: ovo, frango, tofu, peixe.

A abobrinha é um legume que fica delicioso quando consumido cru. Ela é crocante, tem um sabor delicado e suave, porém maravilhoso. Esta receita de salada de abobrinha é ótima para acompanhar carnes em churrascos, e também excelente em cima de torradas de pão italiano.

Abobrinha é rica em fósforo
O fósforo é um bom companheiro do cálcio na proteção e fortalecimento dos ossos e, consequentemente, na prevenção da osteoporose este é mais um nutriente que integra a lista de benefícios da abobrinha crua ou cozida.

COMO ESCOLHER
O ideal é que a abobrinha esteja com a coloração da casca bem verde e brilhante textura firme e com a polpa branca - quanto mais velha, ou madura, a casca vai ficando com um tom mais claro e a polpa mais amarelada e mole, com sabor levemente amargo.

Para recuperar as folhas murchas, um truque culinário é colocar as folhas dentro de uma tigela com água, com uma batata cozida descascada e cortada ao meio.