Pode comer abóbora amarga?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 3 votos

Se você comprou uma abóbora que está com o sabor mais amargo do que o normal, provavelmente não deveria comê-la. Além de afetar o paladar, esse legume pode causar perda de cabelo (alopécia) no público feminino.

Como remover o amargor da abobrinha? Para tirar esse gosto desagradável e preparar receitas deliciosas, existem duas maneiras bem simples e fáceis! A primeira é desidratando seu suco com sal: comece cortando a abobrinha em cubos ou rodelas, lave bem com água e leve-os para uma peneira.

De acordo com Assouly, as cucurbitáceas podem conter um composto tóxico chamado cucurbitacina, que produz um sabor amargo.

Um dos mais prestigiados e enigmáticos deles foi “Monge Abóbora-Amarga”. De acordo com um erudito da época Qing, a abóbora-amarga – também conhecida na antiga China como “abóbora-nobre” – , tem por característica, ao ser cozida com outros alimentos, conservar para si sua amargura.

Segundo o blog especializado em culinária “Tudo Gostoso”, para retirar o amargo da abobrinha é necessário “desidratar o suco com sal ou fazer uma solução salina.

Por que a abobrinha amarga
Um dos principais motivos é algum tipo de problema durante a colheita: a abobrinha é um vegetal que não resiste a grandes exposições ao sol, precisa receber muita água e pode sofrer alterações em seu sabor por conta de fertilizantes.

De acordo com Renato, quanto mais nova (mais verde) a abobrinha estiver, menos amarga ela estará.

Escolha abóboras que mantenham a cor original, sem rachaduras e manchas escuras. Além disso, prefira escolher a abóbora mais opaca possível. "Quando ela está muito brilhosa, isso quer dizer que ela foi colhida antes da hora. Quanto menos brilho, melhor", orienta Beatriz.

Para saber se a abóbora está madura, bata com as juntas dos dedos na casca. Se o som for oco, meio surdo, ela estará no ponto. Caso compre abóbora já cortada, verifique se a polpa tem a cor alaranjada intensa e brilhante.

As abóboras ficam machucadas e moles quando estão estragadas. As morangas podem durar alguns meses, já as abóboras amarelas duram cerca de uma semana. Qualquer tipo de abóbora que estiver mole, murcha, gosmenta ou com mofo estragou e deve ser jogada fora.

É um alimento extremamente nutritivo e com poucas calorias: 100 gramas de abóbora cabotian cozida tem apenas 48 kcal. Além de ser rica em vitamina A e C, possui fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitamina E, ferro e vitaminas B1, B3, B5 e B6.

A Abóbora deve ser firme e pesada, se a casca estiver macia é porque não está boa. Se ela possuir uma grande mancha amarelada ou branca na casca, isso é um bom sinal!

cabotiá

No entanto, dizem que a abóbora mais saborosa é a cabotiá, devido ao seu sabor aveludado e a sua versatilidade, podendo ser usada no preparo de uma variedade de receitas.

A água ajuda a limpar a boca e reduzir a sensação de amargor. Você já deve ter ouvido falar de receitas de como tirar amargor da boca recomendando chupar limão. Pasme: pode funcionar. Isso porque o limão é ácido, característica que neutraliza o gosto ruim da boca a depender da causa.

Basta que você misture em uma vasilha cerca de 1 litro de água, com duas colheres de vinagre e 1 colher de sumo de limão. Em seguida, mergulhe as verduras, já lavadas, nessa solução e deixe de molho por cerca de 25 minutos. Pronto! Depois desse tempo é só preparar a verdura do jeito que preferir.

Dê preferência para as abobrinha firmes - se a casca estiver macia é porque não está boa - e com cores verde brilhante ou amarelo (conforme a sua variedade).