Qual engorda mais arroz branco ou parboilizado?

Perguntado por: ucarvalho6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Arroz parboilizado é melhor que arroz branco?

Tabela NutricionalArroz ParboilizadoArroz Branco
Fibras0,63g0,49g
Proteínas3,2g2,32g
Gorduras0,6g1,18g
Calorias123kcal124kcal

Qual é o mais saudável? O arroz parboilizado é mais recomendado que o branco, uma vez que tem uma maior quantidade de vitaminas mantidas, além de minerais, fibras e gorduras. Apesar disso, o processo pelo qual o grão integral geralmente é submetido é natural e, por isso, acaba sendo ainda mais saudável.

Logo, o arroz integral possui uma maior quantidade de fibras em comparação ao arroz branco, e sabe-se que as fibras são grandes aliadas da alimentação saudável. Além de auxiliar no bom funcionamento intestinal, o arroz integral também costuma garantir uma sensação maior de saciedade para quem o consome.

Arroz branco comum: cerca de 130-150 calorias. Arroz integral: cerca de 110-120 calorias. Arroz basmati: cerca de 120-140 calorias. Arroz selvagem: cerca de 100-120 calorias.

Para quem não sabe, 100 gramas de arroz contém aproximadamente 130 calorias, delas 28 gramas de carboidratos, Ou seja: ele pode, sim, estar presente em uma dieta de emagrecimento. Além disso, o arroz é rico em aminoácidos, vitaminas e minerais, independentemente do tipo.

O arroz parboilizado é muito mais nutritivo do que o arroz branco polido, pois o processo de parboilização mantém as fibras e proteínas, enquanto o arroz branco vê seus nutrientes indo embora com sua casca. No entanto, se comparado ao arroz integral, o arroz parboilizado não é a opção mais nutritiva.

Arroz negro
Além disso, de acordo com Jacqueline, os grãos também possuem “menor quantidade de gordura e menor valor calórico”.

Comer arroz e feijão todo dia engorda
Os dois têm calorias, conferindo energia à refeição e, se consumidos com moderação, não fazem engordar e não atrapalham quem está fazendo um plano alimentar para emagrecer.

Seguindo os ensinamentos do Guia Alimentar da População Brasileira, numa refeição completa e equilibrada, recomenda-se que ¼ do prato seja carboidrato. Em torno de 4 colheres de arroz ao dia já garantem os benefícios e bastante energia.

Para que esses alimentos não se tornem os vilões da balança, é preciso atentar à quantidade: duas a três colheres de arroz e meia concha de feijão por dia estão ótimas. Veja um cardápio para perder peso consumindo a dupla mais amada do Brasil.

Isso não quer dizer que o arroz branco engorda ou deve ser evitado completamente, mas o ideal é dar preferência ao integral, que além de ter mais nutrientes, tem um teor calórico mais baixo e pode auxiliar ainda mais no processo de emagrecimento.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

O Konjac MF tipo Arroz é um produto 100% feito da farinha do glucomannan (Konjac), contendo apenas 9 kcal a cada 100g, 0g de carboidratos.

A batata-doceé um bom substituto para o arroz porque é uma boa fonte de carboidrato. Quando cozida, tem um baixo índice glicêmico, o que significa que é absorvida mais lentamente pelo organismo, garantindo um equilíbrio nos níveis de açúcar do sangue.

A quantidade de fibras e o baixo índice glicêmico (diferente do arroz branco, que tem um alto índice) ajudam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade. Por isso, diferente do arroz branco, são alimentos adequados para uma alimentação saudável.

Mesmo com alimentação equilibrada, pessoas podem comer arroz todos os dias.