Quando o bebê nasce com hemangioma?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Hemangiomas infantis estão presentes no nascimento em 10% a 20% dos recém-nascidos afetados e quase sempre nas primeiras semanas da vida; ocasionalmente, lesões mais profundas serão aparentes somente alguns meses após o nascimento.

Os motivos que levam à formação de um hemangioma ainda são desconhecidos. São os tumores benignos mais frequentes na infância, geralmente surgem no rosto e no couro cabeludo e, em cerca de 70% dos casos, desaparecem até os 10 ou 12 anos.

Qual é o tratamento para o Hemangioma Infantil? O tratamento pode ser medicamentoso, sendo o propranolol a medicação de primeira escolha atualmente, mas ainda existe outras opções para casos específicos. Em alguns casos o hemangioma também pode ou deve ser tratado de forma cirúrgica.

Complicações que o hemangioma pode causar
Ou ainda em casos raros, onde ocupam uma grande parcela do fígado, com o risco de rompimento. A lesão não se rompe sozinha, mas se for grande demais, e a pessoa sofrer um trauma, então os vasos sanguíneos se rompem, ocasionando hemorragia interna.

Hemangioma infantil tem cura? A maioria dos hemangiomas sofre uma redução gradual após o primeiro ano de vida e desaparece espontaneamente antes dos 10 anos de idade. Hemangiomas menos superficiais podem gerar complicações estéticas e funcionais que demandam tratamento.

Hemangioma é um conjunto de pequenos vasos sanguíneos que se aglomeram em determinado ponto. Nessa condição, os vasos costumam ficar bem entrelaçados, e as pequenas veias encontram-se englobadas por uma espécie de cápsula fibrosa, classificada como tumor vascular benigno.

Caso o hemangioma seja pequeno e sem sintomas, não há necessidade de tratamento específico. É apenas necessário o acompanhamento médico com exames regulares para verificar a evolução da condição.

Em geral, são lesões únicas (apesar de ser possível se apresentar com mais de uma lesão) e relativamente pequenas (< 5,0 cm). A maioria dos pacientes com hemangioma são assintomáticos e a doença possui um excelente prognóstico.

O preço médio para remoção do angioma é de R$ 750.

Raramente o hemangioma é o responsável por dor sentida pelo paciente. Mas, em alguns casos isso pode acontecer. Geralmente, o exame de diagnóstico que acaba relatando a existência de um hemangioma na coluna é a ressonância magnética.

A transformação maligna é rara. Assim sendo, embora sejam na maioria dos casos benignos e assintomáticos, a avaliação com médico especialista é importante para assegurar o diagnóstico correto e afastar as complicações mencionadas acima.

O diagnóstico do hemangioma pode ser realizado por um médico cirurgião vascular ou médico dermatologista, em casos de hemangioma na criança, por um pediatra (especialista em pediatria).

Esses angiomas são o tipo de lesão mais comum da infância, afetando 10% a 12% das crianças com até 1 ano de idade. Os hemangiomas da infância surgem pouco depois de a criança nascer e tendem a crescer rapidamente durante o primeiro ano de vida. Depois dos 12 a 18 meses de vida, começam a diminuir.