Pode tomar Antiflamatorio para granuloma?

Perguntado por: dparaiso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Se presença de secreção (grau II), uso de medicamentos tópicos como antibióticos e anti-inflamatórios podem ser associados, e caso haja indícios de maior inflamação, infecção, e granulomas (grau III), uso de anti-inflamatórios e antibióticos orais.

tratamento com Nimesulida modula a resposta infamatória no modelo de granuloma por corpo estranho, podendo nesses casos ser utilizada como controle positivo.

Outros medicamentos que suprimem o sistema imunológico, tais como o infliximabe e adalimumabe, podem ser usados para tratar granuloma anular, mas também podem desencadear o distúrbio em algumas pessoas.

Tratamento de granuloma anular

  1. Às vezes, corticosteroides injetados ou aplicados sobre a pele, tacrolimo aplicado sobre a pele, fototerapia ou crioterapia.
  2. Para anéis disseminados, às vezes outros medicamentos.

Tratamento de granuloma inguinal
O tratamento é feito com o antibiótico azitromicina tomado por via oral durante, pelo menos, três semanas. Os antibióticos trimetoprima-sulfametoxazol, doxiciclina, eritromicina e ciprofloxacino são tratamentos alternativos.

Precisa procurar um dentista ou médico para a indicação de anti-inflamatórios e até antibióticos. É recomendável tirar, mas, muitas vezes, a própria pessoa não consegue por conta da infecção”, explica a profissional.

Qual seria o tratamento para um caso de granuloma? Para eliminar o granuloma de corpo estranho, o médico precisa removê-lo cirurgicamente. Se o granuloma tiver dado origem a um abscesso, é feita a drenagem cirúrgica, podendo associar a antibioticoterapia.

O nitrato de prata pode ser prescrito (por profissional habilitado) para o tratamento de granuloma umbilical de recém-nascido, na forma de bastão ou solução aquosa manipulada a 10%, com aplicação de 1 a 2 vezes por semana, durante 2 a 3 semanas.

Para lesões localizadas, pode-se usar corticoides tópicos ou intralesionais de alta resistência, tacrolimo tópico, crioterapia e várias formas de fototerapia. Para lesões disseminadas, foi relatado que hidroxicloroquina, isotretinoína, dapsona e ciclosporina são tratamentos bem-sucedidos.

Segundo Koufman (1994), a resolução do granuloma com tratamento clínico pode demorar de seis a oito meses.