É normal granuloma sangrar?

Perguntado por: ibelchior . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Granulomas piogênicos se manifestam como nódulos escarlates compostos por capilares proliferados em um estroma edematoso. A lesão tende a ser friável e sangrar facilmente. Provavelmente representa uma resposta vascular e fibrosa à lesão.

O granuloma gravídico geralmente aparece no segundo ou no terceiro mês da gestação5, com tendência a sangramento e uma possível interferência na mastigação assim como no caso relatado.

O quadro clínico observado caracteriza-se por uma lesão tumoral, avermelhada ou arroxeada, úmida, de consistência mole e que sangra com facilidade quando sofre qualquer trauma. Cresce rapidamente e o sangramento pode ser substituído pelo desenvolvimento de crostas escuras sobre a lesão.

O nitrato de prata pode ser prescrito (por profissional habilitado) para o tratamento de granuloma umbilical de recém-nascido, na forma de bastão ou solução aquosa manipulada a 10%, com aplicação de 1 a 2 vezes por semana, durante 2 a 3 semanas.

- Não massagear, apertar, manusear ou deitar sobre a região. - Lavar a área com sutileza. - Evitar movimentos excessivos, por exemplo, abrir a boca agressivamente em caso de fios faciais.

Granulomas piogênicos se manifestam como nódulos escarlates compostos por capilares proliferados em um estroma edematoso. A lesão tende a ser friável e sangrar facilmente. Provavelmente representa uma resposta vascular e fibrosa à lesão.

Com o passar do tempo, sem cuidados, o problema pode se agravar com a formação de um granuloma piogênico, popularmente conhecido como “carne esponjosa” que, além de provocar dor, apresenta pus, calor, inchaço, deformação do dedo afetado, sangra facilmente e pode ocasionar dificuldade para caminhar.

O granuloma tipicamente é uma lesão em que se encontra uma concentração de macrófagos rodeados por linfócitos, quando não é possível digerir o agente, seja inanimados e inertes (corpos estranhos) ou animados de baixa virulência e grande resistência (imunogênicos).

A doença, apesar de crônica, pode resolver-se espontaneamente, geralmente em até dois anos do início do quadro. Um dado interessante e muito conhecido dos próprios pacientes é o fato da lesão poder desaparecer depois da realização da biópsia para confirmação do diagnóstico, quando essa é necessária.

Não pode ser usada água salgada ou soro fisiológico.