Quais são os tipos de glicerina?

Perguntado por: dgonzaga . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Existem dois tipos de glicerina: a vegetal, extraída de óleos como de palma, babaçu e buriti, e a de origem animal, retirada de sebo ou banha de porco, por exemplo.

A glicerina em âmbito comercial é dividida em três tipos: bruta, loira e bidestilada.

Diferença entre glicerina bi destilada e vegetal
A glicerina bi destilada é originária do glicerol, sendo um subproduto da produção de sabão e glicerina, podendo chegar a 99% de pureza. Existe também a glicerina de origem vegetal, altamente solúvel em água. A glicerina vegetal é produzida a partir da soja.

A diferença básica entre a glicerina vegetal e a glicerina animal está na origem dos óleos utilizados. Se forem utilizados sebo animal e banha de porco, por exemplo, teremos um sabão de glicerina animal. Essa glicerina se formou a partir da mistura da gordura com o agente alcalino (soda cáustica).

Qual a diferença entre a glicerina vegetal e a bidestilada? A glicerina vegetal é um carboidrato derivado de óleos vegetais, como óleo de coco. Além de ser altamente solúvel em água. Já a glicerina bi-destilada, pode ser de origem animal.

Por ser uma substância não irritante, inodora e segura, além de muito hidratante, a glicerina bidestilada USP é utilizada de forma ampla pela indústria cosmética na produção de cremes, para tratamento da pele e dos cabelos.

A glicerina vegetal também conhecida glicerol vegetal ou simplesmente glicerol, é um líquido viscoso transparente, incolor e sem cheiro derivado dos óleos de plantas como coco, palmeira ou soja. Solubilidade: água e álcool.

A boa notícia, amores, é que a glicerina bidestilada vegetal, por ser um produto neutro e suave, pode ser utilizada por qualquer tipo de pele e cabelos.

Glicerina bidestilada vegetal, um produto versátil
A glicerina bidestilada vegetal é um subproduto da fabricação de sabão e ácidos graxos. É uma substância específica, já que também pode ser feita e óleos animais e, nesse caso, deve possuir certificado de origem.

O termo glicerina refere-se ao produto na forma comercial, com pureza acima de 95%. A glicerina ou glicerol nada mais é do que um composto orgânico líquido, incolor, viscoso e com sabor adocicado. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal.

Pode usar glicerina pura no cabelo? O uso da glicerina pura diretamente no cabelo pode gerar o efeito oposto ao esperado, extraindo a umidade do interior dos fios. Prefira usar produtos que contenham glicerina em sua composição ou opte por fazer uma hidratação caseira com glicerina.

Pode aplicar a glicerina pura na pele? A Glicerina Vegetal não deve ser aplicada sozinha na pele ou no cabelo, sob o risco de gerar um efeito oposto ao desejado. A maneira mais segura de obter os benefícios da Glicerina Vegetal é usar cosméticos naturais que já fazem uso dessa matéria-prima.

A base glicerinada, seja ela branca ou transparente, é a matéria-prima mais utilizada na produção de sabonetes artesanais.

Então, a para que serve a glicerina? A glicerina pode ser utilizada como anticongelante. Também é usada como adoçante e como base na fórmula de fabricação de explosivos, tintas e lubrificantes. De um tempo para cá, também passou a ser usada em produtos para cuidados da pele e dos cabelos.