Quais os alimentos que causam vermes?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Comer carnes bovinas e suínas mal-cozidas ou cruas pode fazer com que o indivíduo seja contaminado por um verme bastante conhecido: a tênia. Além de diarreia e desconforto abdominal, em casos mais graves, a tênia causa obstrução intestinal, sendo necessária cirurgia de emergência.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS. Tomar a medicação indicada pelo médico – tratamento prolongado (não dose única).

Causas das verminoses
Na maioria das vezes, a verminose é contraída através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Normalmente, os ovos desses vermes são ingeridos, e eles se desenvolvem no hospedeiro. No entanto, é possível que vermes entrem no organismo por algum corte.

Artemísia - Usa-se folas e raízes em chá por infusão, 15 g em 1 litro de água, tomado aos goles durante o dia. Beldroega - Comer as sementes em jejum ou preparadas sob forma de chá por decocção, 50g a 100g para 1 litro de água. Carqueja - Chá de toda a planta por infusão ou decocção de 3 a 5 vezes ao dia.

Use um medicamento anti-helmíntico.
Alguns medicamentos anti-helmínticos, como o mebendazol, o tiabendazol e o albendazol, matam os vermes de fome. Já outros, como a ivermectina e o praziquantel, paralisam os parasitas, fazendo-os saírem nas fezes.

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, cambendazol, pamoato de pirantel e nitazoxanida.

Albendazol 400mg é um medicamento anti-helmíntico e antiparasitário de uso oral, indicado para tratar uma grande variedade de condições causadas por vermes ou parasitas. Este remédio é comercializado na forma de comprimidos mastigáveis.

Fezes pastosas. Esteatorreia (fezes gordurosas e com forte odor). Perda de peso. Cansaço.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

A teníase é provocada pela presença no intestino delgado das formas adultas da Taenia solium ou da Taenia saginata. A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação.

Sem tratamento, a proliferação desses vermes pode formar um novelo compacto e obstruir o intestino ou mesmo a garganta, provocando asfixia e morte.

O albendazol é um fármaco de amplo espectro muito efetivo para eliminar os parasitas mais comuns da população: lombriga (Ascaris lumbricoides), ancilóstomo (bicho geográfico), tricocéfalo, oxiúrus, tênias, Strongyloides stercoralis e giardia.

Quais são as causas do problema? Normalmente, os vermes estão presentes em alimentos, água e objetos contaminados. A transmissão ocorre não só pela ingestão, mas também pelo simples contato. Muitas vezes, é a presença dos ovos dos parasitas que facilita a contaminação.