Qual antibiótico mata giárdia?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Pessoas infectadas que têm sintomas podem ser tratadas com tinidazol, metronidazol ou nitazoxanida, tomados por via oral. O tinidazol, tomado em uma dose única, tem menos efeitos colaterais do que o metronidazol, que é tomado três vezes por dia durante cinco a sete dias.

Os fármacos mais indicados são albendazol, fembendazol, febantel/pitantel/praziquantel, furazolidona, tinidazol, secnidazol, metronidazol e ronidazol. Apesar de classicamente utilizado, o metronidazol é recomendado para os casos de coinfecção por Clostridium spp., pois a sua eficácia para o controle de Giardia spp.

O tratamento de primeira escolha pode ser feito com nitroimidazólicos como Metronidazol, Secnidazol e Tinidazol, com eficácia superior a 90%. O Metronidazol é disponível em suspensão oral de 40mg/mL, deve ser utilizado 15mg/kg/dia, dividido em 2 ou 3 vezes, por 5 dias, com dose máxima de 250mg/dose.

Para giardíase sintomática, pode-se usar tinidazol, metronidazol, o nitazoxanida. Resistência e falhas do tratamento podem ocorrer com qualquer um deles. O tinidazol é tão eficaz quanto o metronidazol, mas o tinidazol é mais bem tolerado e administrado como dose única desta maneira: Adultos: 2 g, por via oral, 1 vez.

Giardíase é causada pela ingestão de água e alimentos contaminados por um parasita, e tem como principal sintoma a diarreia. Giardíase é causada pela ingestão de água e alimentos contaminados por um parasita, e tem como principal sintoma a diarreia.

Os sintomas de giardíase geralmente duram de duas a quatro semanas, mas em algumas pessoas podem permanecer por mais tempo. Algumas pessoas com giardíase não desenvolvem sintomas, mas ainda carregam o parasita e podem espalhar a doença por meio das fezes.

Fezes com aspecto pastoso; Grande perda de peso.

Quando apresenta sintomas, estes geralmente são diarréia e dor na região abdominal. Quando a infecção por este protozoário se torna crônica, ela geralmente apresenta sintomas como fezes amolecidas e gordurosas, distenção abdominal, flatulência e anorexia (que pode gerar perda de peso e anemia).

Sintomas da Giardíase
A manifestação clínica mais comum é a diarreia com evacuações abundantes e fétidas. Outros sintomas também são: cólicas abdominais, síndrome de má absorção (causando emagrecimento), flatulência, desnutrição, anemia, anorexia, náuseas e vômitos entre outros.

exame parasitológico de fezes

O principal diagnóstico é feito por meio do exame parasitológico de fezes. Geralmente, devem ser colhidas 3 amostras em dias alternados. Isso porque os protozoários não são eliminados em todas as evacuações.

GIARDÍASE (giárdia)
A giárdia fica no intestino delgado do homem, onde podem se juntar e cobrir toda a parede do intestino, impedindo a absorção dos alimentos e causando diarreia, chegando até a dar perda de peso e anemia.

Nos cães e seres humanos, o parasita se prende à parede do intestino delgado e causa problemas gastrointestinais como diarreia e vômito. Se os sintomas não forem tratados adequadamente, pode haver complicações como desidratação e, em casos extremos, levar à morte.

A giárdia canina prejudica o intestino do animal causando diarreia, vômito e falta de apetite. Causada por parasita, a giárdia canina prejudica o trato intestinal, trazendo desconforto ao animal. Geralmente, o primeiro sintoma da doença é a diarreia, que, embora comum, não deve ser banalizada.

intestinalis (mais conhecido como Giardia lamblia); nas infecções sintomáticas apresenta um quadro de diarréia crônica, esteatorréia, cólicas abdominais, sensação de distensão, podendo levar a perda de peso e desidratação. Pode haver má absorção de gordura e de vitaminas lipossolúveis.

Diagnóstico de giardíase
O exame das amostras das fezes ao microscópio também pode detectar o parasita. Porém, como as pessoas que estiveram infectadas durante muito tempo tendem a expelir os parasitas em intervalos imprevisíveis, pode ser necessário repetir os exames das fezes.

A giardíase aguda normalmente dura 1 a 3 semanas.