Quanto tempo intestino cicatriza?

Perguntado por: iviana . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Atualmente, a maioria dos pacientes encontra-se em condições e recebe alta entre o 2º e 5º dia após a cirurgia. Neste período, a cicatrização do intestino não ocorreu de forma definitiva (geralmente ocorre até o 7º/8º dia após a cirurgia).

Mastigar bem a comida e evitar alimentos difíceis de digerir também ajuda na cicatrização mais rápida do intestino.

Renato Saad – Esse tempo varia de indivíduo para indivíduo. Depende, também, do tipo de alimento ingerido e do primeiro estágio da digestão que se processa na boca durante a mastigação. Em geral, demora entre uma ou duas horas.

A perfuração (formação de um orifício) pode ocorrer em qualquer órgão digestivo oco, o que causa a liberação do conteúdo intestinal e pode dar origem a sepse. Choque séptico é... leia mais (uma infecção potencialmente fatal da corrente sanguínea) e morte, caso uma cirurgia não seja realizada imediatamente.

A reconstrução de trânsito intestinal é o fechamento da colostomia (cirurgia que liga o intestino grosso diretamente à parede do abdômen, permitindo a saída das fezes para uma bolsa fora do corpo).

Após o procedimento, o consumo de líquidos e fibras pode ser reduzido, o que dificulta a produção das fezes, deixando-as mais ressecadas e prejudicando, assim, a sua eliminação. A anestesia e os medicamentos também impactam no funcionamento do intestino.

Não é possível acelerar as etapas de cicatrização, isso porque este é um processo biológico e que depende de inúmeros fatores para ocorrer de forma natural, como genéticos e a ausência de interferências.

Principais sintomas

  1. Cólicas abdominais.
  2. Episódios alternados de obstipação e diarreia com sangue e, em alguns casos, muco;
  3. Movimentos intestinais frequentes, embora não haja fezes para passar;
  4. Náuseas e vômitos;
  5. Febres;
  6. Perda de peso;
  7. Dor de cabeça, em alguns casos;
  8. Fadiga excessiva.

O tratamento da perfuração intestinal requer uma intervenção cirúrgica para reparar o orifício no intestino. Durante a cirurgia, o cirurgião irá remover qualquer tecido infectado ou danificado e limpar a cavidade abdominal.

Exame clínico e histórico do paciente são importantes para o diagnóstico da doença, além de exames de imagem, como endoscopia digestiva, colonoscopia, raios X do trânsito intestinal, tomografia e ressonância magnética.