O que não comer com Giardia?

Perguntado por: uevangelista . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

“Dentre os alimentos que devem ser evitados durante o tratamento contra parasitoses intestinais, podemos destacar as carnes mal passadas, peixes crus e frutas, verduras e legumes que não foram higienizados adequadamente”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Em caso de quadro leve, o tratamento visa a hidratação, ou seja, o indivíduo deve ingerir líquidos, bebidas com sais de reidratação, água e água de coco, por exemplo. No caso da alimentação, o ideal é comer alimentos leves e de fácil digestão.

Ferver a água mata o protozoário Giardia e é a maneira mais segura de os caminhantes assegurarem que a água de correntes e lagos é segura para se beber. As pessoas infectadas são tratadas com medicamentos antiparasitários, como tinidazol, metronidazol ou nitazoxanida.

Há uma série de dicas e tratamentos para se livrar dos vermes intestinais, uma delas é fazer uma mudança em seus hábitos alimentares, ou seja, será preciso evitar alimentos açucarados ou processados.

Mais frequentemente, os sintomas começam 7 a 14 dias após a exposição à giárdia e podem durar, sem tratamento, cerca de 4 a 6 semanas. Uma amostra de fezes de seu filho precisa ser examinada para constatar a presença de Giardia lamblia.

A transmissão acontece quando há a ingestão do protozoário Giárdia lamblia. Nos seres humanos, isso é mais comum ao beber água não tratada ou comer alimentos contaminados com o parasita. A falta de higiene também é uma das principais responsáveis pela contaminação, já que o cisto do protozoário é expelido nas fezes.

Previamente à descontaminação do ambiente deve-se retirar toda a matéria orgânica do local. Água fervente ou uma solução de amônia quaternária (deixando agir por 30 a 40 minutos) poderão ser utilizadas na desinfecção do local.

A giárdia canina prejudica o intestino do animal causando diarreia, vômito e falta de apetite. Causada por parasita, a giárdia canina prejudica o trato intestinal, trazendo desconforto ao animal. Geralmente, o primeiro sintoma da doença é a diarreia, que, embora comum, não deve ser banalizada.

Os primeiros resultados do Giardicid contra as infecções e parasitas aparece ao decorrer dos 5 dias de tratamento, a média de duração. Porém, cada animal tem um caso com características específicas.

A única planta citada para giárdia e ameba que possui efeito comprovado é a hortelã. A hortelã deve ser secada (mas não no sol) e triturada, as folhas não devem ser usadas depois de um mês.

Evitar alimentos ricos em amido, como pão branco, massas e arroz branco.