Pode usar glicerina no creme de hidratação?

Perguntado por: icustodio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

A glicerina vegetal está presente em diversos produtinhos e é uma ótima aliada quando se deseja ter uma pele LINDA e MARAVILHOSA. Mas, não é só para a pele que ela é a escolha certa, afinal ela, também, pode ser usada para hidratar as madeixas e o resultado é incrível!

A glicerina deve ser misturada à água ou máscara de hidratação antes de ser aplicada nos fios, para evitar que ela roube a hidratação do próprio cabelo.

Em um recipiente, misture 2 colheres de sopa de uma máscara de hidratação e 1 colher de sopa de glicerina vegetal. Aplique em todas as mechas e, caso deseje, coloque uma touca. Deixe agir de 20 a 30 minutos. Enxágue, aplique condicionador e finalize como quiser.

Mas você sabia que este ingrediente também pode ser utilizado nos cabelos para potencializar a hidratação? Pois é, no cuidado mais importante para a saúde dos fios, a glicerina pode ser uma ótima aliada para deixar os cabelos ainda mais bonitos e hidratados.

Modo de preparo/aplicação: Misturar o Bepantol, a glicerina e as 2 colheres de máscara até adquirirem uma consistência homogênea. Depois, aplicar nos fios já lavados! É recomendado usar uma touca térmica para potencializar o efeito do produto, deixando agir por 20 minutos. Depois, é só enxaguar!

Glicerina é um ingrediente transparente, um líquido espesso encontrado em diversos produtos de skincare. Isso porque ela apresenta função hidratante por umectação, ou seja, é capaz de atrair e reter moléculas de água.

Já verifiquei que a glicerina é miscível com água, tem densidade maior que a água, tem elevado ponto de ebulição e funciona como antioxidante (mistura 60% glicerina e 40% água).

Na face e no corpo:
A dermatologista acrescenta que sabonetes de glicerina são ótimos para pele sensível do rosto e corpo. “A glicerina pura não deve ser usada na pele, pois pode atrair água do corpo e ressecar em vez de hidratar”, destaca.

Os benefícios da glicerina
Sabendo de sua ação hidratante e umectante, é fácil entender os diversos benefícios da glicerina para a pele: ao hidratar (e prevenir a perda de hidratação da pele), ela deixa sua pele macia e ajuda a repor e fortalecer a barreira cutânea da pele.

A glicerina possui propriedades hidratantes excecionais, ao ponto de a podermos considerar um íman para a água. A glicerina pertence a um tipo de agentes hidratantes conhecidos como humectantes, que são apreciados pela sua capacidade para atrair e reter a humidade.

E, no entanto, os especialistas afirmam o seguinte: além de 30 minutos, o cabelo fica saturado e não absorve mais o tratamento. Para o restante, é o estado de saúde do seu cabelo que determinará o tempo de exposição da sua máscara quaisquer que sejam as suas propriedades.

Uma outra opção que pode te ajudar a se livrar desse desconforto é aplicar glicerina líquida bidestilada em seu couro cabeludo: também é simples, assim como a umectação.

Diferença entre glicerina bi destilada e vegetal
A glicerina bi destilada é originária do glicerol, sendo um subproduto da produção de sabão e glicerina, podendo chegar a 99% de pureza. Existe também a glicerina de origem vegetal, altamente solúvel em água. A glicerina vegetal é produzida a partir da soja.

Alguns ingredientes populares para alisar o cabelo naturalmente incluem leite de coco, óleo de coco, suco de limão, leite e mel. Esses ingredientes podem ajudar a relaxar os fios e proporcionar uma aparência mais lisa temporariamente.

Muito usada pelas mulheres que desejavam fios mais lisos, a hidratação com glicerina e maizena tem o poder incrível de reduzir o volume do cabelo e o deixar super macio.