Pode passar glicerina na pele irritada?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Pode aplicar a glicerina pura na pele? A Glicerina Vegetal não deve ser aplicada sozinha na pele ou no cabelo, sob o risco de gerar um efeito oposto ao desejado. A maneira mais segura de obter os benefícios da Glicerina Vegetal é usar cosméticos naturais que já fazem uso dessa matéria-prima.

Propriedades da glicerina para a pele
De facto, a Academia Americana de Dermatologia recomenda a glicerina para o alívio da pele seca, graças à sua capacidade para acalmar e hidratar, contribuindo para melhorar a sua aparência e elasticidade. Os benefícios da glicerina não terminam aqui!

O glicerol é um ingrediente interessante no tratamento de feridas. Sua ação na síntese de colágeno acelera a reparação e cicatrização de feridas.

dê preferência a sabonetes hidratantes e feitos à base de glicerina vegetal, que é menos agressiva ao pH da nossa pele; hidrate a pele todo dia. O ideal é fazer isso logo após o banho, quando ela absorve melhor o creme. Opte por um produto de qualidade, com alto poder hidratante e livre de corantes.

Algumas medidas gerais para tratamento de queimaduras leves são: não passar remédios caseiros, limpar com água fria ou morna, sabonete de glicerina e hidratar com agentes neutros, como ácidos graxos essenciais, disponíveis em todas as farmácias.

Pacientes portadores de apendicite, hemorragia retal não diagnosticada e lesões intestinais não devem fazer uso deste medicamento. A glicerina deve ser utilizada com precaução por pacientes com risco de hipervolemia (aumento do fluido do sangue), insuficiência cardíaca ou distúrbio renal.

Se for aplicada pura, em vez de ajudar a hidratar, a substância pode roubar água das camadas profundas da pele e dos cabelos, deixando-os secos e desidratados. Notamos que há receitinhas na internet para clareamento de pele, por exemplo, sugerindo a combinação de suco de limão com Glicerina pura. Isso é um perigo!

Como fazer hidratação em pele oleosa ou mista com glicerina:
Coloque em um recipiente os ingredientes e misture bem, até que a consistência seja de uma pasta cremosa. Depois, é só aplicar no rosto limpo e deixar agir por cerca de 10 minutos. Para remover, basta lavar com bastante água.

A glicerina é utilizada por uma série de setores, principalmente para a produção de cosméticos, medicamentos, alimentos, bebidas e papel. A glicerina é uma substância utilizada há muitos anos como matéria-prima para a produção de uma série de produtos em diversos segmentos, principalmente no cosmético e alimentício.

Faça compressas geladas na área que está coçando, ou pequenas pressões com a mão ao redor da ferida, isso pode enganar a sensação de coceira. Se as coceiras estiverem insuportáveis, fale com o seu cirurgião, pois pode ser que seja necessário o uso de uma medicação (antialérgica) para controlar esse sintoma.

Ainda, por ser um produto hipoalergênico, minimiza a ocorrência de alergias e danos na pele. Não é por acaso que os sabonetes de glicerina são indicados para pessoas alérgicas e crianças.

Existem efeitos colaterais? Embora não pareça haver muitos efeitos colaterais relatados, a glicerina é um produto natural, então sempre há potencial para uma reação alérgica. Se sentir vermelhidão, prurido ou erupção na pele, pare de usar o produto imediatamente.

Glicerina é um componente bastante hidratante, emoliente e nutritivo que pode ser encontrado tanto em alimentos, quanto em cosméticos e produtos capilares.

Apesar do susto e da dor, é preciso tentar manter a calma para avaliar a queimadura e aliviar a dor da pessoa, seja adulto ou criança. Resfrie a área queimada em água corrente, usando jato suave e temperatura natural (nunca gelada), por cerca de 10 minutos.