Qual o tipo de gordura que não faz mal?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Gorduras insaturadas são reconhecidas como “gorduras boas” e há dois tipos: monoinsaturadas e polinsaturadas. As gorduras monoinsaturadas encontram-se, por exemplo: Azeite. Óleo de amendoim.

Encontramos as gorduras poli-insaturadas na sardinha, arenque, ovos e nos óleos de milho, soja e girassol.

Gorduras insaturadas (mono e poli-insaturadas):
Chamadas informalmente de “boas”, são aquelas encontradas naturalmente nos óleos, castanhas e peixes, e estão relacionadas com o auxílio do equilíbrio das gorduras do corpo (colesterol e triglicérides) e, consequentemente, com a proteção do coração.

As gorduras saturadas tendem a ser sólidas em temperatura ambiente, e estão relacionadas com o aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue e o entupimento de artérias. É importante não exagerar, pois o excesso desse tipo de gordura pode ser um fator de risco para muitas doenças.

O mais recomendado, segundo a nutricionista, é o azeite extravirgem por sua alta qualidade gastronômica e menor acidez. É rico em ômega 9, tem propriedades antioxidantes e vitamina E. De origem animal, a banha de porco não tem gordura trans, que é uma das grandes vilãs da alimentação.

Gorduras mais saudáveis:
As gorduras monoinsaturadas encontram-se, por exemplo: Azeite. Óleo de amendoim. Amêndoas e azeitonas.

azeite

O consumo de margarina também não é recomendado, por ser um alimento ultra processado, cheio de aditivos. A melhor opção de gordura para cozinhar é o azeite.

O alimento não faz mal para a saúde, mas, ainda assim, não há motivos para incentivar a inclusão da banha de porco em dietas saudáveis. O consumo excessivo desse tipo de gordura pode aumentar as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e outras complicações de saúde.

Fontes de gordura saudável incluem nozes, sementes e abacate. Para proteína, adicionar metade de um copo de iogurte grego com baixo teor de gordura pode criar uma textura cremosa. Alternativamente, você pode misturar proteína em pó.

O porco criado solto possui até mesmo mais ômega-3 do que o criado preso - explica Fabiana. A especialista esclarece ainda que esse tipo de corte é bem mais saudável, pois na produção artesanal, a defumação acontece com a utilização de lenha.

Óleos mais saudáveis para fritar
Um estudo descobriu que o azeite de oliva extravirgem e o óleo de coco são dois dos óleos mais estáveis. Os pesquisadores aqueceram três litros de óleo em uma fritadeira a 180 °C por seis horas. Isso sugere que eles podem ser os mais adequados para fritar.

Elas são consideradas gorduras 'do bem' pois podem desempenhar um papel positivo na saúde do corpo como um todo. Em geral, as gorduras insaturadas elevam o colesterol considerado “bom” (HDL) e diminuem o considerado “ruim” (LDL), sendo associadas a um menor risco de doenças cardiovasculares.

Bem Estar - Barriga dura, com gordura mais interna, é a mais fácil de perder.