Qual o melhor antibiótico para granuloma?

Perguntado por: lreis3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Tratamento do granuloma anular

  • Para lesões localizadas, algumas vezes corticoides tópicos ou intralesionais potentes, tacrolimo tópico, crioterapia e/ou fototerapia.
  • Para lesões disseminadas, às vezes hidroxicloroquina, isotretinoína, dapsona e/ou ciclosporina.

Tratamento de granuloma inguinal
O tratamento é feito com o antibiótico azitromicina tomado por via oral durante, pelo menos, três semanas.

tratamento com Nimesulida modula a resposta infamatória no modelo de granuloma por corpo estranho, podendo nesses casos ser utilizada como controle positivo.

Hidroxicloroquina, isotretinoína, dapsona e ciclosporina são outros medicamentos que podem ser eficazes se os anéis estiverem disseminados.

Quadros leve a moderado podem ser tratados com penicilina ou amoxicillin, macrolídeos (particularmente eritromicina), cefalexina, clindamicina ou linezolida.

Granuloma. O granuloma pode se parecer um pouco com o queloide, porém, ela é resultado de uma inflamação no local. Você consegue controlar seu crescimento, e se bem cuidada, com compressas e massagem no local, por exemplo, ela murcha!

Para lesões localizadas, pode-se usar corticoides tópicos ou intralesionais de alta resistência, tacrolimo tópico, crioterapia e várias formas de fototerapia. Para lesões disseminadas, foi relatado que hidroxicloroquina, isotretinoína, dapsona e ciclosporina são tratamentos bem-sucedidos.

Outros medicamentos que suprimem o sistema imunológico, tais como o infliximabe e adalimumabe, podem ser usados para tratar granuloma anular, mas também podem desencadear o distúrbio em algumas pessoas.

Qual seria o tratamento para um caso de granuloma? Para eliminar o granuloma de corpo estranho, o médico precisa removê-lo cirurgicamente. Se o granuloma tiver dado origem a um abscesso, é feita a drenagem cirúrgica, podendo associar a antibioticoterapia.

Por ser de uso simples, efetivo, de baixo custo e sem complicações, o sal de cozinha é uma alternativa viável para o tratamento do granuloma umbilical.

Segundo Koufman (1994), a resolução do granuloma com tratamento clínico pode demorar de seis a oito meses.

É importante reforçar os cuidados de higiene com o coto umbilical com o uso de álcool 70% para reduzir contaminação bacteriana. O nitrato de prata não deve ser utilizado para a higiene do coto umbilical.

A Contractubex é uma pomada para queloide com textura de gel feita com substâncias altamente cicatrizantes e anti-inflamatórias que impedem não só a formação de saliências acima da cicatriz, mas estimulam a rápida cicatrização e suavizam a aparência da cicatrização.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

- Não massagear, apertar, manusear ou deitar sobre a região. - Lavar a área com sutileza. - Evitar movimentos excessivos, por exemplo, abrir a boca agressivamente em caso de fios faciais.

Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.