O que acontece se o hemangioma estourar?

Perguntado por: dmuniz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Ocasionalmente, um hemangioma pode romper e desenvolver uma ferida, o que pode causar dor, sangramento, formação de cicatrizes e até mesmo infecção.

Parando o sangramento, coloque um curativo simples (como um Band-Aid) e deixe a criança em repouso, evitando atividades e lugares quentes no dia. Se o sangramento continuar, procure uma ajuda médica.

Os hemangiomas afetam a superfície da pele da criança e podem provocar ferimentos ou sangramentos.

Quando afetam áreas da pele mais expostas ao atrito – aquelas em contato com a fralda, por exemplo – ou que recebem maior pressão, podem ocorrer sangramentos e a formação de feridas que doem e demoram a cicatrizar. Hemangiomas sangram facilmente, porque são muito vascularizados.

Hemangioma é um conjunto de pequenos vasos sanguíneos que se aglomeram em determinado ponto. Nessa condição, os vasos costumam ficar bem entrelaçados, e as pequenas veias encontram-se englobadas por uma espécie de cápsula fibrosa, classificada como tumor vascular benigno.

CONCLUSÃO: o timolol tópico vem sendo uma nova opção terapêutica eficaz e desprovida de efeitos colaterais para o tratamento do hemangioma da infância, sendo capaz de acelerar sua involução e prevenir complicações.

Raramente o hemangioma é o responsável por dor sentida pelo paciente. Mas, em alguns casos isso pode acontecer. Geralmente, o exame de diagnóstico que acaba relatando a existência de um hemangioma na coluna é a ressonância magnética.

A transformação maligna é rara. Assim sendo, embora sejam na maioria dos casos benignos e assintomáticos, a avaliação com médico especialista é importante para assegurar o diagnóstico correto e afastar as complicações mencionadas acima.

Caso o hemangioma seja pequeno e sem sintomas, não há necessidade de tratamento específico. É apenas necessário o acompanhamento médico com exames regulares para verificar a evolução da condição.

Tratamento dos hemangiomas capilares
Corticosteroides: Quanto o tratamento com betabloqueadores não trata eficazmente o hemangioma, os corticosteroides podem ser uma opção. Os compostos podem ser injetados diretamente no hemangioma ou aplicados na pele via pomada.

O preço médio para remoção do angioma é de R$ 750.