Quais são as doenças Granulomatosas?
As doenças granulomatosas são afecções que se caracterizam pela presença do granuloma, que é resultado de um processo de defesa e cicatrização do organismo. Ele pode ser classificado em dois tipos: específico (hanseníase, leishmaniose e tuberculose) e não-específico (granulomatose de Wegener e sarcoidose) (1).
São exemplos de inflamações Granulomatosas
Doença granulomatosa
- Tuberculose.
- Sarcoidose.
- Blastomicose.
- Brucelose.
- Sífilis.
- Lepra.
Quais são os tipos de granulomas
Proliferação de fibroblastos ocorre envolvendo as células, formando um granuloma. Os granulomas podem ser classificados em dois tipos: não específicos (granuloma eosinofílico, granuloma letal de linha média, Wegener) e específicos (Tuberculose, Hansen, sílifis, fungos e protozoários).
O que significa uma doença granulomatosa
A doença granulomatosa crônica é uma rara doença caracterizada por mutações genéticas ocasionando defeitos na NADPH oxidase dos fagócitos, resultando principalmente em maior predisposição a infecções fúngicas e bacterianas ameaçadoras à vida.
O que é a inflamação granulomatosa quais são seus tipos
Esse tipo de inflamação ocorre quando há agentes agressores difíceis de serem erradicados, formando uma aglomeração de células de defesa para envolver o agente agressor na tentativa de contê-lo. Por ser um mecanismo de defesa, uma boa resposta imunitária celular é essencial para a organização dos granulomas.
Quais os sintomas de um granuloma
O primeiro sintoma é um nódulo indolor, vermelho, que cresce lentamente formando uma massa arredondada e elevada. A massa então se desintegra para formar uma ulceração de odor fétido próxima ao local da infecção inicial: Pênis, escroto, virilha e coxas nos homens.
Como tratar doença granulomatosa
O tratamento se faz com antibióticos, antifúngicos e interferon gama; transfusões de granulócitos podem ser necessárias. (Ver também Visão geral das imunodeficiências. Imunodeficiências primárias são...
Onde se localiza o granuloma
A gengiva do maxilar é o sítio mais comum na maioria dos casos. O tratamento mais recorrente é a excisão completa da lesão acompanhada de medidas profiláticas de higiene. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico de granuloma piogênico que apresentou características clínicas pouco usuais.
Tem cura granuloma
Tratamento de granuloma anular
Mais frequentemente, o granuloma anular sara sem nenhum tratamento. Portanto, pessoas que não têm nenhum sintoma geralmente não necessitam de tratamento. No entanto, a cura pode demorar anos. (exposição à luz ultravioleta) e crioterapia.
Quais são os sinais e sintomas da inflamação
Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.
O que causa doença granulomatosa
A doença granulomatosa crônica é causada pela deficiência genética de componentes da nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato (NADPH) oxidase, que é necessária para a destruição eficaz pelo fagócito.