Como tratar hemangioma no rosto?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

De acordo com a gravidade do caso do hemangioma, o tratamento é cirúrgico ou laser. O da Mancha Vinho do Porto é sempre feito com laser. O tratamento a laser é prolongado, com sessões mensais.

São os tumores benignos mais frequentes na infância, geralmente surgem no rosto e no couro cabeludo e, em cerca de 70% dos casos, desaparecem até os 10 ou 12 anos. Os hemangiomas afetam a superfície da pele da criança e podem provocar ferimentos ou sangramentos.

Os principais procedimentos são a embolização da lesão, ligadura da artéria hepática para o tumor, uso de corticóides e ressecção cirúrgica. Em raras ocasiões o transplante hepático pode ser indicado para o tratamento do hemangioma com a síndrome compartimental.

Causas de Hemangiomas
Pesquisas relacionam essa anomalia a motivos diversos como fatores hormonais, genéticos, mecânicos ou exógenos. Pesquisas indicam uma maior incidência de hemangiomas em bebês pré-maturos, com baixo peso, pele branca e do sexo feminino (em proporção três vezes maior que o masculino).

CONCLUSÃO: o timolol tópico vem sendo uma nova opção terapêutica eficaz e desprovida de efeitos colaterais para o tratamento do hemangioma da infância, sendo capaz de acelerar sua involução e prevenir complicações.

Evidenciou-se que de acordo com a lesão, localização e tamanho, o tratamento do hemangioma pode ser variado, são eles: escleroterapia, eletrocauterização. remoção cirúrgica, laserterapia e crioterapia.

Caso um hemangioma não seja identificado ou tratado da maneira adequada pode apresentar riscos sérios à saúde da pessoa. No caso dos hemangiomas que estão perto das pálpebras é possível que a pessoa tenha problemas de visão, na boca pode influenciar diretamente na alimentação e também na produção de saliva.

De acordo com a gravidade do caso do hemangioma, o tratamento é cirúrgico ou laser. O da Mancha Vinho do Porto é sempre feito com laser. O tratamento a laser é prolongado, com sessões mensais. O laser mais utilizado no tratamento de hemangioma é o Laser de Alexandrite 755nm.

A causa exata do hemangioma hepático ainda é desconhecida, mas algumas teorias sugerem que ele seja resultado de uma alteração na formação dos vasos sanguíneos durante o desenvolvimento fetal. Fatores genéticos, como a presença de certos genes ou mutações, também podem estar envolvidos na sua formação.

Hemangioma é um conjunto de pequenos vasos sanguíneos que se aglomeram em determinado ponto. Nessa condição, os vasos costumam ficar bem entrelaçados, e as pequenas veias encontram-se englobadas por uma espécie de cápsula fibrosa, classificada como tumor vascular benigno.

O preço médio para remoção do angioma é de R$ 750. O preço deste tratamento é indicativo. É a média dos preços que as clínicas publicaram no site Cirurgia.net.

O diagnóstico de Hemangioma Hepático
Porém, de qualquer forma o tumor precisa ser investigado pelos médicos para um diagnóstico preciso. Então, são solicitados exames de imagem como ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia.