Qual queijo tem menos gordura mussarela ou prato?

Perguntado por: efernandes3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Qual a diferença entre o queijo prato e mussarela? Isso depende muito das condições de fabricação de cada queijo. O mussarela tende a ser um pouco menos gorduroso, mas no geral, ambos possuem um teor parecido de nutrientes importantes.

Para isso, basta escolher os tipos menos gordurosos, que são os frescos e moles, como ricota, minas frescal, cottage e brie. Esses queijos podem ser consumidos em maior quantidade e, devido ao seu sabor e aroma suaves, combinam muito bem com geleias de frutas.

O queijo prato contém valores nutricionais parecidos com o da mussarela. Ou seja, contém uma boa quantidade de proteína, mas contém uma maior quantidade de gordura.

Apresenta, em média, a seguinte composição: 42% a 44% de umidade; 26% a 29% de gordura; teor de sal variando entre 1,6% e 1,9%; pH entre 5,2 e 5,4.

"Muçarela, queijo minas padrão, minas frescal, meia cura, cottage e ricota são boas opções para sanduíches, tapiocas, omeletes ou até mesmo no lugar do iogurte", sugere. Fonte de gordura, proteínas, vitaminas e minerais como cálcio, fósforo e magnésio, os queijos são aliados da boa alimentação.

Qual a diferença entre o queijo prato e mussarela? Isso depende muito das condições de fabricação de cada queijo. O mussarela tende a ser um pouco menos gorduroso, mas no geral, ambos possuem um teor parecido de nutrientes importantes.

Todos os queijos listados estão entre os que possuem o maior teor de gordura saturada, segundo o INMETRO. Mas o parmesão é o que tem mais gorduras dentre os pesquisados pelo instituto, com 19,42 g, seguido pela muçarela com 17,21 g, o queijo prato lanche com 17,11 g e o coalho com 16,03 g.

“Geralmente, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos os queijos são, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteína. O queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a muçarela de búfala são bons exemplos. Eles têm menos corantes, são ricos em proteína e pobres em gorduras”, acrescenta.

Mussarela: O queijo mussarela apesar de ter vitamina B12 e cálcio, também pode se tornar vilão se for consumido em excesso. “Ele possui quantidades significativas de sódio e gorduras saturadas, sendo que uma porção de 30 g de mussarela tem 20% do consumo diário de gordura indicada pela Organização Mundial da Saúde.

Contudo, há recomendações sobre quais são mais saudáveis e ideais para a alimentação diária. A nutricionista Priscilla Primi sugere privilegiar os queijos frescos, aqueles com grande quantidade de água e pouca concentração de gordura, como o cottage, o minas frescal e a ricota, e que necessitam de refrigeração.