Porque ferver o leite em banho-maria?

Perguntado por: avidal . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

O aquecimento gradual e suave do banho-maria evita a coagulação excessiva dessas proteínas, impedindo que o leite derrame.

Ferver o leite em casa é a única providência possível para quem tem dúvidas sobre a qualidade do produto que consome. Segundo o Instituto Adolfo Lutz, ferver o leite pasteurizado, em saquinhos ou em embalagens longa vida, garante mais vida útil ao produto e elimina microorganismos.

Entre as principais vantagens do uso de um Banho Maria está a sua capacidade de manter uma temperatura constante e uniforme, o que proporciona maior precisão nos resultados dos experimentos realizados.

A fervura, além de não trazer nenhum benefício extra, pode destruir alguns nutrientes presentes no leite, reduzindo seu valor nutricional. Dúvidas, reclamações ou sugestões através do 0800 644 3929 das 7h40 às 17h30. Se preferir, deixe um recado aqui .

Coloque o leite em uma panela grande e limpa.
Escolha uma panela mais alta que o necessário para que sobre espaço. O leite sobe quando ferve e é muito comum que transborde de uma panela pequena. Limpe bem a panela, ou os resíduos podem coalhar seu leite.

A doença do leite surge justamente de vacas doentes cujo leite é consumido sem que seja antes fervido. Mas não é só este risco que você corre. Tomando leite direto da vaca, é possível também contrair tuberculose e brucelose. Todas estas moléstias são mortais se não forem tratadas de maneira rápida e eficiente.

Se você fosse beber o leite puro tirado da vaca, aí deveria mesmo fervê-lo, na verdade evitá-lo, porque o leite é uma fonte não só de proteínas e sabores, mas também de doenças quando é servido cru e não é tratado.

Os banhos-maria para laboratório são equipamentos que permitem a termorregulação de uma amostra, por meio do controle da temperatura de um fluido térmico, o qual é colocado dentro da cuba do banho e que irá transferir a temperatura ajustada no banho para a amostra imersa nele.

Outro método para fazer banho-maria é no microondas. Ele é válido também para cozinhar alimentos ou preparações culinárias com a vantagem de ser mais rápido que o banho-maria de fogão e que o banho-maria de forno. Com este método simples você pode preparar, por exemplo, uma receita de pudim de microondas.

O processo recebe o nome em honra à famosa alquimista, Maria, a Judia, a quem atribui-se a invenção do processo. As substâncias nunca são submetidas a uma temperatura superior a 100 °C, no caso de utilização de água, pois a temperatura de ebulição em condições normais de temperatura e pressão é de mais ou menos 100 °C.

A recomendação é que o produto seja mantido fora da refrigeração por, no máximo, 2 horas.

Quando o leite coalha, de forma natural, sem nenhum ingrediente adicionado a ele, é porque a temperatura pode ter aumentado muito, ou ainda o período de validade do leite expirou. Às vezes, também ocorre o coalho do leite pelo aumento das bactérias já existentes nele, que tornam o meio ácido.

Consiste na aplicação de enzimas (beta-galactosidases) em determinadas condições para quebrar a molécula da lactose, produzindo glicose e galactose. De forma a alterar as propriedades do leite, podendo alterar sua coloração, torná-lo mais doce, e ainda, diminuir seu valor nutricional.

três semanas

Antonio Villarino, catedrático de bioquímica e presidente da Sociedade Espanhola de Dietética e Ciências da Alimentação (SEDCA), revelou ao Buena Vida do El País que se a cadeia de frio não for quebrada (entre dois e seis graus), o leite fresco pode ser armazenado durante duas a três semanas entre a produção e consumo, ...

Isto ocorre porque as proteínas do leite, globulina e lactato de albumina, coagulam-se, aderem ao fundo da panela e queimam-se.

A temperatura de resfriamento do leite é 4°C, para evitar o crescimento de bactérias e alterações químicas. O leite deve atingir essa temperatura em até três horas. Ao misturar o leite da segunda ordenha com o da primeira a temperatura não deve ultrapassar os 10ºC, retornando a 4°C em duas horas.