Porque o queijo mussarela não derrete?

Perguntado por: emorais9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Os queijos que não passam pelo processo de aquecimento, esticamento e puxamento, não derretem. Além disso, o derretimento de um queijo também está diretamente ligado à sua composição química e processos de maturação.

Se o queijo se apresentar muito duro deve ser por corte irregular do grão. Farinhoso pode ser pelo excesso de soro, ou agitação insuficiente da massa, também por temperatura alta da massa, ou ainda muita acidez ou sal ou cloreto de cálcio.

Causas: Leite ácido; alto crescimento bacteriano; a massa não estava no ponto para a prensagem; prensagem com peso abaixo do indicado; excesso de coalho.

Queijos que NÃO derretem, ficam moles, mas mantém sua estrutura: Minas Frescal, Queijo de Cabra e Ricota.

Cálcio ligado às caseínas e valores de pH
O cálcio desempenha um papel importante na estrutura do queijo. Quando há uma redução do cálcio ligado às caseínas, há um favorecimento do derretimento do queijo, pois o cálcio atua como um “agente ligante” entre as proteínas.

Queijo “mole” (baixa consistência, excesso de umidade): Tempo de mexedura* insuficiente conseqüentemente os grãos retém mais umidade (água). Cada queijo requer uma determinada maneira de se cortar somadas a várias operações mecânicas (mexedura, aquecimento, pré prensagem, etc).

Para ressuscitar um pedaço (ou fatias) de queijo que ficou ressecado, deixe-o por alguns minutos mergulhado em leite morno, assim o queijo ficará macio novamente.

Já o queijo fake ou análogo costuma ter água, gordura vegetal, leite e amido de milho modificado. Fora de casa, você pode sentir essa diferença nos restaurantes, bares e lanchonetes que acabam adotando o queijo fake em suas receitas, na maioria das vezes por conta do preço mais baixo do produto.

Por que a fatia de mussarela quebra? É muito normal acontecer de chegarmos em casa, abrir o pote, tentar pegar uma fatia de mussarela para fazer um misto quente e ela se quebrar por inteiro. Isso acontece porque alguns queijos, que tem baixo teor de cálcio, podem apresentar rachaduras já na hora de fatiar.

Se não ocorrer alterações de cor, bolor ou mofo não há problema nenhum em consumir, desde que o produto ainda esteja dentro do prazo de validade. “A comida vai dar sinais como alteração de cor, modificação de textura, sabor e tudo isso deve ser levado em consideração.

Os queijos com massa filada, como a mussarela, são aqueles que derretem. Isso porque, depois de fabricados, eles são colocados em água quente, entre 70° C e 80° C para amolecer.