Qual os benefícios da abóbora cozida com leite?

Perguntado por: lalmada9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
/ 5 19 votos

Os principais benefícios do consumo da abóbora para a saúde são:

  1. Manter a saúde dos olhos. ...
  2. Ajudar na perda de peso. ...
  3. Prevenir a diabetes. ...
  4. Fortalecer o sistema imunológico. ...
  5. Ajudar na prevenção do câncer. ...
  6. Combater a prisão de ventre. ...
  7. Prevenir a pressão alta.

Por ser rica em vitaminas, fibras e minerais (magnésio e potássio), auxilia bastante na prevenção de doenças do coração. Alguns dos benefícios para o sistema cardiovascular são manter a pressão arterial equilibrada, reduzir o colesterol e, consequentemente as chances de um derrame.

Receita de Purê abobora com leite de coco, 40,25 calorias por porção - Vitat Receitas.

A abóbora japonesa é um alimento rico em fibras, vitaminas e diversos nutrientes. Dentre suas propriedades mais conhecidas, podemos citar a alta concentração de betacaroteno. Esse composto pode ser convertido em vitamina A pelo corpo.

Além de ser rica em vitamina A e C, possui fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitamina E, ferro e vitaminas B1, B3, B5 e B6. E ao contrário do dito popular, no caso dela tamanho não é documento: as abóboras muito grandes normalmente são as menos saborosas.

Como Consumir
Pode ser cozida no vapor, em água, na panela de pressão ou pode ser assada ou salteada. Porém, o cozimento em água é o menos indicado, pois faz com que a abóbora perca sabor e nutrientes. A melhor forma de prepará-la é assar no forno em baixa temperatura até que ela cozinhe e esteja caramelizada.

Fontes de Gorduras Poliinsaturadas também são boas escolhas, como Semente de Abóbora, Gergelim, Linhaça, Chia, Óleo de peixe, Atum, Sardinha e Nozes!

Selecionar carboidratos mais saudáveis para comer à noite também faz diferença no emagrecimento. Segundo Gisela Peres, deve-se dar preferência àqueles de baixo índice glicêmico, cuja digestão é mais demorada. São frutas, cereais integrais e legumes como abóbora e cenoura.

Ideias da receita
E a verdade é que ele pode ser consumido de muitas formas, como por exemplo, polvilhado com canela ou com amêndoas e uma pequena quantidade de noz-moscada. Outra opção que os nutricionistas aconselham é misturar a abóbora em um shake ou usá-la para fazer smoothies de proteína de abóbora.

A Abóbora Jerimum de Leite também é conhecida como Abóbora Sergipana ou Maranhão. É cultivada principalmente no Norte e Nordeste do Brasil. É muito saborosa e excelente para culinária. Pesam em média de 4 a 8 quilos.

Fortalecer o sistema imunológico
A abóbora é rica em carotenóides, um composto com propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a combater vírus, bactérias e fungos, e evitando, assim, o surgimento de gripes, alergias e resfriados, por exemplo.

Uma xícara de abóbora tem cerca de sete gramas de fibras (20% da quantidade diária recomendada). Assim, tal componente promove saciedade, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e mantém sua energia durante todo o dia. Porém, como a abóbora é fonte de carboidratos, sugere-se não consumi-la em grandes quantidades.

A cada 100 gramas da abóbora cabotiá, contém 2,5 g de fibras alimentares, já a chamada moranga possui um pouco menos, 1,5 g de fibras. Segundo a TACO. Tabela brasileira de composição de alimentos. Saiba que esse legume é considerado por vários nutricionistas um alimento laxante.

Pobre em calorias e rica em fibras, a abóbora regula o intestino e ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo, sendo indicada nas dietas para redução de peso e das taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Protege o sistema digestivo: ajuda a combater a gastrite, a constipação e o excesso de acidez.

Embora comestível, muitos culinários preferem não fazer o consumo desse tipo de casca de abóbora, uma vez que ela pode ficar dura, pegajosa e difícil de mastigar. Além disso, ela não é tão saborosa e não adiciona muito valor nutricional aos pratos que compõem. Portanto, é recomendável a remoção da sua casca.