Quantas vezes pode descongelar o frango?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 5 votos

"Depende do tempo que ficou descongelando e a temperatura. Se ficou na geladeira a 4° C, não teria problema recongelar (a não ser pela perda de sabor ou consistência).

Qualquer alimento cozido ou cru pode ser recongelado, desde que tenha sido descongelado da forma correta – na geladeira, não na pia da cozinha – e que não esteja estragado. A regra vale para carnes cruas, aves, peixes e frutos do mar, afirmou Tina.

De acordo com informações da Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentar e Nutrição ( AECOSAN), vinculada ao Ministério da Saúde, só se pode congelar novamente um alimento que foi descongelado caso ele seja cozido antes de voltar ao freezer.

O descongelamento não-controlado pode provocar condensação e crescimento de microrganismos, resultando em processos de decomposição, antes mesmo de o produto ser reprocessado ou novamente congelado [6].

Com a carne não é diferente. O chef do Metrópoles, André Rochadel, explica se é indicado congelar a proteína depois de já ter descongelado uma vez.

Nunca descongele alimentos à temperatura ambiente, como por exemplo em cima do balcão ou da pia”, ressalta. O alimento deve ser mantido a uma temperatura segura durante o descongelamento.

A melhor maneira (e também a mais segura) é sempre deixar o frango descongelando na geladeira. Assim, o alimento vai perdendo o gelo sem brutalidade e também não tem risco de gerar micro-organismos pela mudança brusca de temperatura. É possível descongelar o frango inteiro ou se preferir, cortar em pedaços.

Um dos primeiros sinais que o frango não está apto para consumo é o cheiro de amônia e aspecto azedo. Geralmente, a cor também muda e tende a ficar mais acinzentada ou esverdeada. Além disso, o cheiro fica mais forte e a consistência fica mais pegajosa.

Tenha em mente que 1 kg de frango, peito ou asa, vai durar cerca de 24 horas ou seja um dia para descongelar dentro da geladeira. Quando você quiser descongelar a ave inteira, inclusive se ela estiver com os ossos, este tempo vai passar para cerca de 2 dias.

Como descongelar carne ou frango
Carnes grandes e frangos inteiros, por outro lado, levam mais tempo. Caso vá cozinhar muitos quilos do alimento para um churrasco ou festa em família, vai precisar deixar na geladeira por mais de 24 horas.

Por que é um problema? Alimentos perecíveis não devem ficar fora da temperatura controlada, nem mesmo para serem descongelados, pois, nestas condições, eles podem levar a uma multiplicação microbiana e, consequentemente, serem deteriorados, passando a transmitir doenças.

24 horas

Recomenda-se não descongelar e congelar novamente, embora seja possível com as peças descongeladas lentamente na geladeira. Inclusive, quando completamente descongeladas, as carnes podem ficar sob refrigeração por até 24 horas.

Depois de descongelado, lembre de consumir o alimento em até quatro dias.

A maioria dos preparos feitos com frango podem ser congelados, tanto cru quanto cozido. Nós não aconselhamos congelar pedaços grelhados, porque costumam ficar muito secos quando descongelados, embora seja uma opção caso você use depois junto de algum molho.

Nunca devolva uma peça já descongelada e crua para o freezer. Porém, como dissemos anteriormente, ao temperá-la e conservá-la na geladeira, ela só durará 3 dias e congeladas apenas 1 mês.