Quais os benefícios do microondas?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Há tempos que o microondas passou a ser um eletrodoméstico indispensável para a rotina familiar, já que ele vem facilitando muito a vida de quem não poder perder tempo e precisa ter agilidade na cozinha. Além de proporcionar rapidez no preparo e aquecimento dos alimentos, também diminui os gastos com o gás de cozinha.

A sua grande vantagem é a rapidez com que é capaz de aquecer e descongelar alimentos, tornando o dia-a-dia das famílias muito mais prático. Além disso, a sua limpeza é fácil de fazer. Já do lado das desvantagens, normalmente aquecer comida no micro-ondas faz com que se altere o sabor dos alimentos.

O tipo de radiação utilizada pelo microondas é a eletromagnética de baixa frequência, que é a mesma presente em lâmpadas e rádios. Então, por mais que a palavra possa assustar ou dar a ideia de que irá prejudicar a comida e a nossa saúde, ela é inofensiva ao organismo humano e à saúde dos alimentos.

Os fornos de micro-ondas produzem ondas eletromagnéticas de 2450 MHz, tal frequência corresponde à frequência de vibração das moléculas de água, por isso, esse tipo de forno é capaz de excitar as moléculas de água, aquecendo-a.

os alimentos essa prática não é recomendada. Por não possuir ventilação interna o microondas meio. que funciona como uma estufa, isso ajuda com que as. bactéria ploriferem nos alimentos.

Há uma lenda urbana que o forno de micro-ondas causa câncer, entretanto isso não é verdade. Ainda não é comprovado cientificamente que essas ondas possam causar o aparecimento de um tumor. Além disso, esse eletrodoméstico é construído por meio de técnicas que impedem o vazamento dessa radiação.

Consumos por diferentes modos de utilização: Finalizar o cozimento e aquecer- média de 700-800 watts/hora; Descongelar alimentos – entre 300 a 400 watts/hora; Aquecer refeições prontas – cerca de 100 watts/hora.

2- Tampe os alimentos ao esquentar a comida: os micro-ondas mais modernos costumam vir com uma tampa plástica para tampar as refeições ao esquentá-las. Use-a para evitar que as ondas de calor do eletrodoméstico cheguem diretamente na comida. No caso das marmitas, mantenha a tampa fechada durante o aquecimento.

É preciso ter muito cuidado ao ferver água sozinha no seu micro-ondas. Quando a água pura é aquecida por muito tempo e entra em contato com um novo corpo (um saquinho de chá, por exemplo), inicia-se uma ebulição a 100ºC que pode provocar “espirros fervendo”. Ainda com dúvidas?

As melhores maneiras de minimizar o risco são usar outros materiais que não sejam plásticos, como cerâmica. Se você usar recipientes de plástico, evite os que estejam perdendo sua forma, pois os recipientes velhos e danificados têm maior probabilidade de soltar produtos químicos.