Como amadurecer banana no forno?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Preaqueça o forno na temperatura mínima. Numa assadeira grande, disponha as bananas com casca. Se você for usar as bananas para uma receita, deixe-as no forno por uma hora. Se sua intenção é apenas comer as frutas, retire-as do forno depois de 20 minutos e depois coloque na geladeira até que esfriem.

Coloque as bananas num saco de papel
As frutas produzem o gás etileno — um hormônio que estimula o amadurecimento. Por isso, se você guardar as bananas num saco de papel esse gás fica “preso” acelerando o processo. Não precisa ir longe procurando um saco de papel — aquele onde vem o seu pão serve perfeitamente.

Quando precisar de bananas madura, saiba que pode usar o microondas para acelerar o processo. Deve utilizar um garfo para fazer buracos por toda a fruta (isso evitará que ela exploda). Em seguida, coloca no microondas durante um minuto ou dois. É tão simples quanto isto.

O etileno é um gás responsável pela maturação de frutas, ele funciona como um hormônio, é produzido a partir das células e se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca até seu interior.

As caixas vão para uma câmara fria com temperatura entre 14 e 18º C. Gás etileno é usado na câmara para acelerar o processo. A banana fica no local por 12 horas. O agrônomo Felipe Magro explica que se o gás for usado da forma correta não vai ter alteração no sabor da banana ou qualquer outro problema.

A climatização da banana garante que ela seja amadurecida de maneira uniforme. Para isso, é necessário o uso de um aparelho chamado gerador de gás etileno - hormônio vegetal produzido naturalmente pelos frutos - que induz um rápido amadurecimento.

Enrole os cabinhos das bananas com papel alumínio, isso evitará que elas amadureçam rápido demais.

Enrole em jornal
O jornal é uma ótima maneira de acelerar o amadurecimento de várias frutas. Basta envolvê-las e deixá-las em um local quente — como, por exemplo, um forno desligado e vazio.

Um cacho de bananaverde” na bananeira demora cerca de 15 a 20 dias para amadurecer de forma natural.

Entre essas razões, podem ser citadas o registro de variações bruscas de temperatura, a ocorrência de desequilíbrio nutricional e o ataque de pragas.

Para amadurecer, a pessoa tem que estar disposta a ultrapassar barreiras, tomar decisões e assumi-las, não fugir de suas responsabilidades, enfrentar desafios, identificar seus pontos fortes e fracos, superar-se. E não há dúvida de que, quanto maior o autoconhecimento, maior a evolução pessoal.

As fibras e amido resistente, presentes na banana verde, ajudam a diminuir o apetite e prolongar a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento. Além disso, a banana verde possui poucas calorias, sendo uma ótima opção para incluir em dietas de perda de peso.

O etileno, um hormônio vegetal (fitormônio) gasoso e incolor, é produzido por diversos órgãos vegetais e distribuído pela planta por difusão a partir do local onde é produzido. Pode ser produzido como resposta a fatores de estresse, como a seca, bem como durante o amadurecimento de frutos.

Trata-se do eteno ou etileno (H2C=CH2).

Banana, manga, mamão, maracujá, pêssego, abacate, melão e kiwi são frutas chamadas de climatéricas porque no período de maturação elas apresentam um aumento da taxa respiratória, provocada pela maior produção de etileno – o hormônio que regula o amadurecimento.

O carbureto de cálcio é uma substância que em contacto com a humidade do ar liberta o gás acetileno (C2H2) que atua como o etileno (C2H4) naturalmente produzido pelas frutas no processo de amadurecimento.