Quais os benefícios do molho de tomate caseiro?

Perguntado por: harruda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

“Ela possui propriedades antioxidantes, que retardam o processo de envelhecimento das células, e pode até mesmo melhorar a qualidade da urina. Além disso, é rica em potássio e vitaminas C, A e K, cujos benefícios são sentidos principalmente na coagulação sanguínea, visão, pele e cabelo.

Qual escolher
Por serem produtos industrializados, a polpa e o extrato de tomate costumam ter um alto teor de sódio e, com isso, a opção mais saudável é o molho de tomate caseiro.

“As opções industrializadas contêm substâncias que devem ser evitadas, como o realçador de sabor, glutamato monossódico, açúcar, conservantes, entre outros.”, diz. Nesse sentido, o extrato de tomate geralmente representa uma opção mais saudável para o seu almoço devido ao baixo nível de conservantes.

O consumo diário de tomate também oferece muitos outros benefícios para a saúde, incluindo um ótimo suporte para o nosso sistema cardiovascular, graças à sua capacidade de melhorar a atividade das células e a queima de gorduras. Desta forma, conseguimos reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue.

Molho de tomate: praticidade pra sua mesa
É muito usado no preparo de cachorro quente, pizza de liquidificador, filé de peixe ao molho de tomate, panquecas de carne moída e em bolinhos de carne. E o molho de tomate também é bem líquido, o que facilita na hora de fazer muitos tipos de macarrão, por exemplo.

O molho de tomate é mais líquido, já vem temperado e, dessa forma, não precisa, obrigatoriamente, passar por outras etapas para a finalização. Acontece de outro modo com o extrato de tomate, muito concentrado, com uma cor e sabor mais forte, sendo usado como base para molhos.

PREDILECTAExtrato de Tomate Predilecta Zero
É o caso dos molhos de tomate, dentre ele, esse extrato de tomate. Essa e a verão zero, sem adição de açúcar e de sal, e com baixo valor energético. É a opção ideal para quem tem alguma restrição alimentar.

Segundo ela, nenhum desses é recomendado, pois todos são acrescidos de sal, açúcar e conservantes que podem fazer mal à saúde. "O molho de tomate pelado é o que possui menos sódio e menos ingredientes quando comparado a outros molhos", diz.

A polpa é ideal para quem quer criar seu próprio molho caseiro, complementar receitas em que o molho já tem seus próprios temperos ou que precisam realçar o sabor autêntico do tomate, como tortas salgadas, carnes e algumas massas, como a pomodoro.

4 – Molho de tomate
Embora saudável, o tomate é uma fruta ácida e contraindicada para quem sofre com úlceras e gastrite. Nesse sentido, os molhos de tomate encontrados nos mercados são ainda mais agressivos, pois contém muitos aditivos.

O tomate ajuda na recuperação muscular, graças à presença do licopeno, que ajuda a evitar e combater inflamações, tanto nos músculos quanto nos órgãos.