Como é feito o extrato de tomate na indústria?

Perguntado por: eilha3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

O extrato de tomate é um produto concentrado, resultante do processamento da polpa de tomate. O molho preparado com ele é mais encorpado, saboroso e com cor vermelha vibrante. Na verdade, o extrato é a passata de tomate, originada do cozimento lento da polpa de tomate, até a plena evaporação da água.

A preparação do molho de tomate é uma etapa fundamental, através da concentração com evaporação da água com a utilização de vácuo. Este processo permite que o molho não sofra nenhuma alteração em suas características sensoriais e nutricionais, não perdendo as características do fruto.

Descrição: Produto orgânico, sem glúten, sem conservante, sem corantes. Ingredientes: Polpa de tomate orgânico e sal.

O extrato é o que apresenta a maior concentração de tomate por peso. Por isso, é indicado diluir antes de ser utilizado. Ele não possui conservantes, e é apenas temperado com sal e açúcar.

O molho de tomate é mais líquido, já vem temperado e, dessa forma, não precisa, obrigatoriamente, passar por outras etapas para a finalização. Acontece de outro modo com o extrato de tomate, muito concentrado, com uma cor e sabor mais forte, sendo usado como base para molhos.

Tomate, açúcar, amido modificado, cebola, sal, salsa, extrato de levedura, conservador sorbato de potássio, realçador de sabor glutamato monossódico e aromatizantes.

Tomate industrial. Atualmente, todas as áreas cultivadas com tomateiro destinado ao processamento industrial são plantadas com mudas produzidas em bandejas e transplantadas com auxílio de máquinas ou até mesmo manualmente, dispensando-se o uso de canteiros.

A principal matéria prima do molho de tomate é o próprio tomate.

“As opções industrializadas contêm substâncias que devem ser evitadas, como o realçador de sabor, glutamato monossódico, açúcar, conservantes, entre outros.”, diz. Nesse sentido, o extrato de tomate geralmente representa uma opção mais saudável para o seu almoço devido ao baixo nível de conservantes.

A polpa de tomate é o tomate processado, que deve ser temperado antes de usar. Já o extrato de tomate é a polpa concentrada, deve ser diluído e temperado", Qual o melhor molho de tomate? Segundo ela, nenhum desses é recomendado, pois todos são acrescidos de sal, açúcar e conservantes que podem fazer mal à saúde.

Em resumo, molhos industrializados podem ser sim prejudiciais à saúde, principalmente se consumidos em excesso e com frequência, mas há opções mais saudáveis disponíveis no mercado. O ideal é consumi-los com moderação e escolher marcas que utilizem ingredientes mais saudáveis em suas fórmulas.

À base de tomate, sal e açúcar, o produto não contém condimentos ou corantes e é ideal para garantir maior rendimento e consistência às suas comidas!

PREDILECTAExtrato de Tomate Predilecta Zero
É o caso dos molhos de tomate, dentre ele, esse extrato de tomate. Essa e a verão zero, sem adição de açúcar e de sal, e com baixo valor energético. É a opção ideal para quem tem alguma restrição alimentar.

O produto mais saudável é o tomate pelado, que não chega a ser um molho em si. Ele é feito apenas com a polpa de tomate cozida sem pele, sem semente e sem temperos, ou seja, tem menos aditivos que seus concorrentes e se encaixa na categoria de alimento minimamente processado.