Quem faz dieta pode comer macarrão com molho de tomate?

Perguntado por: omarques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

- Se estivermos preocupados com o controle de peso, o mais indicado é a utilização de massas sem recheio (como penne, fusili ou talharim) com molho de tomate. Além disso, não se deve acrescentar porção de proteína ou queijo ao prato para não aumentar o valor calórico total - Cristiane.

Dicas para o macarrão não pesar na dieta
Evite os molhos prontos. Prefira o molho caseiro feito com tomate, cebola, alho, manjericão e etc. Uma opção é acrescentar proteína ao molho como o frango desfiado ou a carne moída. Adicione legumes e vegetais ao macarrão e torne a refeição mais completa e nutritiva.

Com apenas 25 calorias por unidade e pouca gordura, o tomate está sempre na lista de alimentos indicados para as dietas de emagrecimento. Além disso, tem propriedades diuréticas contribuindo para diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos.

No caso do macarrão, a sua versão integral conta com mais fibras e quantidades um pouco maiores de vitaminas e minerais. Desse modo, é uma opção mais nutritiva e saudável, ideal para quem busca um cardápio equilibrado e, consequentemente, a perda de peso.

De acordo com nutricionistas, o macarrão não só não engorda como pode ajudar a perder peso se consumido da maneira correta. Ou seja: muita atenção na hora de escolher o molho. Uma macarronada caprichada com queijo e molho à bolonhesa é de comer e repetir, mas dificilmente vai te fazer perder peso.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

Algumas boas opções de legumes que funcionam muito bem como espaguete são a abobrinha, a cenoura e a pupunha. Todos eles são pouco calóricos, sendo uma excelente opção para dietas de emagrecimento.

Portanto, se você optar por um molho de tomate ou extrato de tomate com ingredientes naturais, baixo teor de sódio e sem aditivos indesejáveis, os dois podem ser incorporados a uma dieta saudável.

O produto mais saudável é o tomate pelado, que não chega a ser um molho em si. Ele é feito apenas com a polpa de tomate cozida sem pele, sem semente e sem temperos, ou seja, tem menos aditivos que seus concorrentes e se encaixa na categoria de alimento minimamente processado.

Para crianças e adultos – As porções ideais variam mas em média para crianças a porção estabelecida pela pirâmide para o macarrão cozido equivale a 105 gramas (2 colheres e meio de sopa) e fornece 75 kcal, para adultos a porção equivale a 53 gramas (3 colheres e meio de sopa) e fornece cerca de 150 kcal.

A porção individual recomendada é de 80 a 100g de macarrão cru por pessoa, pois depois de cozido ele triplica de volume, chegando em torno de 250g de massa cozida.

Duas xícaras de macarrão representam uma porção saudável
Um dos pontos fundamentais para uma refeição saudável é manter as porções no tamanho certo.

"Comer um macarrão bem preparado de duas a três vezes por semana não faz mal. Basta que o prato seja balanceado com outros tipos de alimento", conclui. Quanto mais jovem a pessoa é, melhor a digestão da massa.

Macarrão integral: O destaque da especialista vai para o macarrão integral, a melhor opção para quem busca uma alimentação saudável e sem aumento de peso. Isto porque trata-se de um carboidrato complexo, que demora a ser digerido e prolonga a sensação de saciedade.

Os alimentos que engordam mais são os fritos e congelados. Eles contêm muitas calorias e gorduras saturadas, o que pode aumentar o seu peso e até mesmo causar problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Além disso, outros alimentos que engordam são aqueles ricos em açúcar.

A conclusão, então, é que o macarrão integral talvez seja a melhor opção. Mas se você não gosta muito dele, não precisa se preocupar. É possível, por exemplo, combinar o ingrediente refinado com legumes, verduras e folhas, para garantir mais fibras durante a refeição.