Pode comer 5 colheres de aveia por dia?

Perguntado por: rveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 18 votos

A porção recomendada é de 30 gramas por dia.

Já a aveia é cheia de fibras", explica. Romani aconselha ingerir aproximadamente 75 gramas de aveia por dia para que o organismo possa tirar o melhor proveito possível desse alimento. Para se ter uma ideia, uma colher de sopa cheia tem em média 20 g.

Tudo isso com poucas calorias: uma colher (sopa) de aveia tem, em média, 53 calorias.

Ideal para comer no pequeno-almoço ou lanches, uma hora antes de realizar desporto ou para recuperar energias depois de um treino intenso.

Aveia. A aveia é uma fonte natural de melatonina, um hormônio que ajuda a controlar o ciclo do sono. Se você precisa de um lanche antes de dormir, coma uma pequena tigela de mingau de aveia ou um biscoito de aveia.

Como vimos acima, ingerir aveia todos os dias não só é seguro, como também pode trazer diversos benefícios para a saúde. Apesar de ser ligada ao café da manhã, o cereal nutritivo pode ser consumido em diversos momentos ao longo do dia, e de diferentes maneiras, como farelo, flocos ou farinha.

Podemos considerar que o farelo é o tipo de aveia com mais vantagens nutricionais, chega a ter o dobro de betaglucanas em comparação a outras versões da aveia.

Farelo de aveia
Também é rico em fibras solúveis e insolúveis, além da beta-glucana, que pode auxiliar para um bom funcionamento intestinal. Estimula o crescimento das bactérias boas da flora intestinal e melhora a consistência das fezes, o que facilita sua mobilidade no intestino.

Como consumir? Não é difícil inserir a aveia nas refeições do dia a dia. Ela pode ser consumida tanto in natura quanto como ingrediente para alguma receita de café da manhã ou lanche da tarde, por exemplo. “As pessoas costumam utilizar em receitas de bolos, muffins, panquecas, massas, e muito mais.

Para ajudar a emagrecer, a aveia deve ser consumida diariamente num máximo de 3 colheres de sopa por dia, podendo ser utilizada na forma de mingau ou adicionada à frutas picadas ou amassadas, em iogurtes, sucos e vitaminas.

Você pode combinar a banana com aveia que ajuda na formação da serotonina, reduzindo o cortisol, e potencializando também a questão da melatonina, que é o hormônio do sono.” Além disso, Laryssa Elenn indica associar essa refeição com alguns chás calmantes como camomila, melissa e mulungu.

Já os alimentos como a aveia, laticínios, refrigerante e macarrão são digeridos em duas horas pelo nosso organismo.