Quais os benefícios do mingau de aveia com banana?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Ela fornece fibras solúveis que ajudam a reduzir os níveis de colesterol2. É uma fonte de proteína, que contribui para a manutenção dos músculos4. Fornece vitaminas e minerais como o complexo B, E e zinco, este último reconhecido pelo seu potencial antioxidante2/5.

A dupla pode ser favorável em dietas de emagrecimento. Além dos nutrientes da banana, como fibras, potássio e antioxidantes, a aveia irá ajudar a controlar a glicemia sanguínea, já que tem antioxidantes.

A aveia contém antioxidantes que ajudam a diminuir a pressão arterial, por isso, contribui na prevenção de casos de infarto e outros problemas cardíacos. O cereal também auxilia na saúde digestiva e atua na redução dos índices de colesterol ruim, graças à presença de uma fibra chamada beta-glucana.

Por isso, ingerir a banana com aveia e mel também pode ser uma excelente opção para um lanche da noite, já que a aveia dará a sustância e o mel energia, sendo uma porção muito completa para se ingerir antes de dormir.

O cereal é rico em gorduras boas e ajuda muito no bom funcionamento das células cardíacas. A probabilidade de machucar as paredes com os radicais livres é reduzida, graças a presença e antioxidantes. É recomendado por especialista ingerir de 25g a 35g por dia para ter uma boa digestão.

Comer banana com aveia durante a semana contribui com o bom funcionamento dos músculos, cérebro e coração. Além disso, é um prato e tanto para quem está de dieta, uma vez que ele atua satisfazendo o apetite por mais tempo.

Corte a fruta em pedaços e amasse bem. Depois, salpique uma colher (sopa) de aveia em flocos e 1 uma colher de canela. Coma dessa forma ou leve ao micro-ondas para aquecer por 1 minuto. Também é possível adicionar um pouco de mel, para tornar mais saboroso.

O ideal é que se opte por mingaus a base de farinha integral, pois são mais saudáveis, menos calóricos, ricos em ômega 3, reduzem colesterol, dentre outros benefícios. Alguns mercados já contam com farináceos orgânicos, que também podem ser utilizados na preparação do alimento.

Andrezza Botelho, o ideal é consumir um prato de mingau pela manhã ou à noite.

No entanto, nada impede de a aveia em flocos ser utilizada também por quem deseja reduzir o colesterol ou a glicemia. Em contrapartida, a farinha de aveia, tem uma menor quantidade de fibras em sua composição e se destaca mais pelo teor maior de carboidratos (amido) a cada 100g.

Você pode consumir o mingau de aveia com banana no café da manhã, no lanchinho da tarde, ou ainda em um jantar mais leve, se preferir.

A aveia é um cereal rico em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, além de ser excelente fonte de fibras solúveis. Estudos mostram que esses nutrientes contribuem para o controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

Por isso, quem tem a doença celíaca (alergia ao glúten) também deve evitar a aveia e sempre checar na embalagem se há traços de glúten. Além disso, quem tem síndrome do intestino irritado precisa consumir com moderação ou em excesso pode piorar a inflamação intestinal.

Outra vitamina abundante na aveia é a B3, cuja função está ligada à produção de triptofano, um precursor da melatonina. Portanto, não faltam motivos para você incluir o mingau de aveia na sua dieta, especialmente antes de deitar.