É bom comer mingau de aveia à noite?

Perguntado por: epinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

De acordo com as pesquisas, a aveia é um dos cereais que podem complementar a dieta para melhorar o sono, em razão das altas concentrações de melatonina. Além disso, ela se destaca por outros benefícios à saúde que, indiretamente, contribuem para dormir melhor.

Benefícios do mingau de aveia

  • Ajuda a soltar o intestino.
  • Participa do controle da glicemia.
  • Previne o aumento do colesterol.

Andrezza Botelho, o ideal é consumir um prato de mingau pela manhã ou à noite.

Nesse contexto, uma boa opção é um mingau de aveia antes de dormir. Aveia é rica em proteínas, minerais e vitaminas, e a fibra presente tem duas funções: estimular durante o dia e aliviar a ansiedade durante a noite.

Como consumir
O mais indicado é que o mingau de aveia seja usado como café da manhã ou jantar: um prato raso por dia, três vezes por semana, é o suficiente para aproveitar os benefícios do prato sem engordar.

Benefícios de aveia com leite
Além do fósforo, que auxilia no funcionamento do sistema nervoso e do magnésio, que contribui para a melhora do sistema imunológico4 tornando essa combinação de aveia com leite ainda mais nutritiva e benéfica para o organismo!

O ideal é que se opte por mingaus a base de farinha integral, pois são mais saudáveis, menos calóricos, ricos em ômega 3, reduzem colesterol, dentre outros benefícios. Alguns mercados já contam com farináceos orgânicos, que também podem ser utilizados na preparação do alimento.

Você sabia que o mingau de aveia é uma das melhores opções para café da manhã saudável e jantar light? Além de ser bem fácil e rápido de preparar, o mingau de aveia é rico em fibras que favorecem a digestão e aceleram o metabolismo, ajudando a emagrecer de forma saudável, além de saciar e controlar o apetite.

Como vimos acima, ingerir aveia todos os dias não só é seguro, como também pode trazer diversos benefícios para a saúde. Apesar de ser ligada ao café da manhã, o cereal nutritivo pode ser consumido em diversos momentos ao longo do dia, e de diferentes maneiras, como farelo, flocos ou farinha.

Procure comer alimentos que contenham melatonina - o hormônio do sono - ou magnésio, que ajuda no relaxamento. Como por exemplo: mel, aveia, banana, iogurte, leite, nozes, amendoim, ovos, uva, semente de abóbora, abacate e chás relaxantes.

A maçã também é uma das melhores frutas para comer à noite, segundo a indicação da Dra. Maria Vitoria Curban. Isso porque essa fruta é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, o que faz prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer, além de desintoxicar o nosso aparelho digestivo.

Não é segredo que a ingestão de folhas e legumes é importante durante o processo de emagrecimento. Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono.

Faça um mingau de aveia fit e proteico com até 250 kcal.