O que é molho de tomate Passata?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

O que é a passata de tomate? Já a passata é a polpa do tomate cozida sem pele e semente, não tem conservantes e temperos e é muito usada no lugar do molho caseiro. E o legal é que você tempera do seu jeito e coloca em qualquer prato!

A diferença entre eles está, basicamente, no tempo de cozimento. Enquanto o tomate pelado mantém a maior proximidade da estrutura do fresco, a passata é sua versão em purê, o molho seria sua forma coada e mais líquida e o extrato a forma concentrada da pasta adquirida do processamento dos tomates.

A Passata não é um molho de tomates pronto, mas pode ser usada como base para fazer um delicioso molho caseiro. Para isso, precisa ser refogada, cozida ou engrossada. O resultado é um molho pronto rápido, saboroso e muito mais saudável que o industrializado.

Passata rústica tem uma consistência mais espessa do que a passata tradicional, além da adição do manjericão que faz com que se torne um produto de sabor único com muito mais frescor.

Qual escolher
Por serem produtos industrializados, a polpa e o extrato de tomate costumam ter um alto teor de sódio e, com isso, a opção mais saudável é o molho de tomate caseiro.

A passata é feita de polpa de tomate 100% italiana, densa, perfumada e sem sementes. Prática e versátil, é ideal para o preparo de molhos sem resíduos ou pedaços de tomates.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização e a distribuição de quatro lotes de extrato de tomate das marcas Amorita, Predilecta, Aro e Elefante, além de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola.

6. Para conservar por mais tempo, leve a passata novamente ao fogo e deixe abrir fervura. Coloque, ainda quente, em vidro esterilizado e feche bem.

Depois de desligar, deixe os vidros dentro da água até que ela fique fria. Então retire-os da panela, seque e guarde a sua passata em local fora da luz e seco.

“As opções industrializadas contêm substâncias que devem ser evitadas, como o realçador de sabor, glutamato monossódico, açúcar, conservantes, entre outros.”, diz. Nesse sentido, o extrato de tomate geralmente representa uma opção mais saudável para o seu almoço devido ao baixo nível de conservantes.

O segredo da conservação é o processo de esterilização dos frascos, que mantém íntegro o molho de tomates e elimina o risco de contaminação por bactérias. Ter alguns potes de molho de tomate (passata di pomodoro) sempre no armário é muito conveniente e ajuda bastante na hora de preparar molhos e outros pratos.

Cenoura: colocar um pedaço de cenoura ao molho quando ele estiver apurando também pode ajudar, pois o legume é adocicado e ajuda a absorver a acidez.

A polpa, também chamada de purê, nada mais é do que o tomate processado, contendo sal e, às vezes, adição de açúcar para corrigir a acidez. Normalmente tem menos aditivos e costuma ser uma opção melhor para a saúde. Assim, você pode temperar como preferir!

PREDILECTAExtrato de Tomate Predilecta Zero
É o caso dos molhos de tomate, dentre ele, esse extrato de tomate. Essa e a verão zero, sem adição de açúcar e de sal, e com baixo valor energético. É a opção ideal para quem tem alguma restrição alimentar.

"O molho de tomate pelado é o que possui menos sódio e menos ingredientes quando comparado a outros molhos", diz.

O tomate pode ser consumido cru, cozido, desidratado, em sucos, molhos, sopas ou geleias. Para aproveitar os benefícios do tomate, é recomendado consumir cerca de 3 a 4 tomates por dia, que podem fornecer 8 a 21 mg de licopeno.