Qual a função do molho de tomate?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

É muito usado no preparo de cachorro quente, pizza de liquidificador, filé de peixe ao molho de tomate, panquecas de carne moída e em bolinhos de carne. E o molho de tomate também é bem líquido, o que facilita na hora de fazer muitos tipos de macarrão, por exemplo.

O consumo diário de tomate também oferece muitos outros benefícios para a saúde, incluindo um ótimo suporte para o nosso sistema cardiovascular, graças à sua capacidade de melhorar a atividade das células e a queima de gorduras. Desta forma, conseguimos reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue.

O molho de tomate é mais líquido, já vem temperado e, dessa forma, não precisa, obrigatoriamente, passar por outras etapas para a finalização. Acontece de outro modo com o extrato de tomate, muito concentrado, com uma cor e sabor mais forte, sendo usado como base para molhos.

“As opções industrializadas contêm substâncias que devem ser evitadas, como o realçador de sabor, glutamato monossódico, açúcar, conservantes, entre outros.”, diz. Nesse sentido, o extrato de tomate geralmente representa uma opção mais saudável para o seu almoço devido ao baixo nível de conservantes.

Fonte de nutrientes essenciais e baixo teor calórico
Não apenas o molho de tomate caseiro, mas o tomate em si é uma excelente fonte de nutrientes essenciais para o corpo. Além das vitaminas C e E, mencionadas anteriormente, o fruto também contém vitamina A, potássio e fibras.

O produto mais saudável é o tomate pelado, que não chega a ser um molho em si. Ele é feito apenas com a polpa de tomate cozida sem pele, sem semente e sem temperos, ou seja, tem menos aditivos que seus concorrentes e se encaixa na categoria de alimento minimamente processado.

MOLHO DE TOMATE E KETCHUP
O molho, por exemplo, tem de apresentar forma líquida, pastosa, emulsão ou suspensão. As especiarias e temperos utilizados nele devem agregar sabor ou aroma ao produto . O ketchup pode receber qualquer ingrediente - como a pimenta, por exemplo.

A polpa é ideal para quem quer criar seu próprio molho caseiro, complementar receitas em que o molho já tem seus próprios temperos ou que precisam realçar o sabor autêntico do tomate, como tortas salgadas, carnes e algumas massas, como a pomodoro.

Segundo ela, nenhum desses é recomendado, pois todos são acrescidos de sal, açúcar e conservantes que podem fazer mal à saúde. "O molho de tomate pelado é o que possui menos sódio e menos ingredientes quando comparado a outros molhos", diz.

Como tocamos no assunto da acidez do tomate, é importante explicar que ele deve ser evitado em alguns casos, como por quem sofre de gastrite. Por ser um alimento muito ácido, o tomate realmente pode piorar as crises e causar desconforto em que sofre com a doença, sendo aconselhável não consumir.

Os tomates cereja estão repletos de vitaminas e minerais que promovem benefícios à saúde. Eles são uma fonte riquíssima de vitamina C, que desempenha um papel importante em muitas funções do corpo. Os níveis de nutrientes no tomate cereja podem variar dependendo do período da colheita, mas são saudáveis o ano todo.

PREDILECTAExtrato de Tomate Predilecta Zero
É o caso dos molhos de tomate, dentre ele, esse extrato de tomate. Essa e a verão zero, sem adição de açúcar e de sal, e com baixo valor energético. É a opção ideal para quem tem alguma restrição alimentar.

Confira o nosso ranking!

  • #1º lugar: Heinz. A Heinz é conhecida por seus deliciosos ketchup – e também conta com uma linha de molhos de tomate, produzida com tomates selecionados e com gostinho de molho de tomate caseiro. ...
  • #2º lugar: Pomarola. ...
  • #3º lugar: Fugini. ...
  • #4º lugar: Quero. ...
  • #5º lugar: Predilecta. ...
  • #6º lugar: Cepêra.

Por causa do seu alto teor de acidez, o tomate deve, sim, ser evitado por pessoas que sofrem com problemas de gastrite. O alimento em si até pode ser consumido com moderação, mas o molho deve ser substituído por outras opções por ser ainda mais ácido e aumentar as chances de irritação da parede do estômago.

Recomenda-se a realização de uma refeição rica em carboidratos e proteínas para fornecer energia e aumentar força e resistência, evitando a hipoglicemia durante o treino. Por sinal, a refeição pode ser composta por uma massa com molho de tomate e proteína magra - encerrou a nutricionista.

O tomate tem poucas calorias e muitos nutrientes: é rico em licopeno, vitaminas A, B, C, K e minerais, como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro. Mas o grande destaque nutricional do tomate é o licopeno, que é o carotenoide que dá a cor vermelha ao fruto e atua como um poderoso antioxidante no organismo.