Pode pôr o pudim quente na geladeira?

Perguntado por: mmedeiros . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Depois de descansar na geladeira, vai ficar muito mais gostoso e cremoso”, inicia a explicação. E já que a sobremesa é feita com leite e ovo, não pode colocar o pudim ainda quente na geladeira. “O certo é tirar o pudim do fogo ou do forno para ele ficar na temperatura ambiente.

Além disso, ainda é capaz de aumentar o consumo da sua energia elétrica. Isso se deve ao esforço maior que o mecanismo interno do eletrodoméstico precisará fazer para regular a temperatura. E é por esse exato motivo que é necessário esperar o pudim esfriar para colocar na geladeira.

Modo de preparo:
Leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora e 30 minutos ou até firmar e dourar. Deixe esfriar, leve à geladeira por 3 horas, desenforme e sirva.

Depois de pronto, para adiantar, coloque o pudim no congelador para esfriar e depois de frio, retire-o do congelador e desenforme.

Depois que o pudim ficar pronto, é necessário esperar até que ele esteja completamente frio para desenformá-lo. A sobremesa muito quente ainda não está na consistência certa para desenformar e pode desmoronar.

Quando o pudim estiver pronto, é necessário que se espere até que ele fique completamente frio. Pois o pudim ainda quente não está na consistência certa para ser desenformado e pode desmoronar.

Espere esfriar para desenformar
Para acelerar o processo de resfriamento, você pode utilizar um ultracongelador.

Para não deixar o pudim passar do ponto, a dica é usar a conhecida técnica do garfo ou palitinho de madeira. Devemos inserir o garfo ou o palitinho na massa que está no forno para ver se sai seco ou molhado. Se sair seco, é hora de tirar o doce. Se sair úmido, a massa ainda pode ficar assando mais um tempinho.

Armazenamento. O pudim pronto deve ser armazenado em geladeira por até 04 dias em temperatura constante, sobre proteção, por volta de 10ºC. Pode ser congelado a -18ºC, sob proteção, por um mês sem perder suas propriedades organolépticas.

Sabe aquela crostinha de textura estranha que às vezes se forma no pudim? Basta cobrir a forma com papel alumínio que isso não vai mais acontecer!

Pode comer quente ou gelado, na caneca ou desenformado, fica perfeito.

O pudim pode ser conservado tapado fora da geladeira por horas. Entretanto, quanto mais tempo fora da geladeira, mais mole ficará. Portanto, a consistência poderá ser perdida, sobretudo em dias de calor. Portanto, prefira conservar o pudim na geladeira ao invés da temperatura ambiente.