Qual Orixa não pode comer quiabo?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo.

Xangô: àmàlà: quiabo em miúdos com camarão, cebola e dendê. Euá: èbegiri: feijão fradinho com taioba. Obá: ilá eranle abo epo: quiabo com carne de cabra no dendê.

Filhos de Xangô – Não comem quiabo nem camarão
Caso comam, podem ter sérios problemas gastrointestinais ou alérgicos.

Xangô - orixá do raio, fogo, trovão e da Justiça. Cores: vermelho e branco. Gosta de quiabo, carneiro e tartaruga.

Ìkóòdídé - Itan - A quizila de Ògún com quiabo. Obá lutou... | Facebook.

Já dizia o provérbio africano “Quem come quiabo, não pega feitiço” Quiabo é um dos vegetais mais usado pelo povo do santo em sua alimentação e oferendada a alguns Orixás.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

E a deusa não rejeita a carne de cobra. Já entre os alimentos que são sua quizila, isto é, aqueles alimentos que não podem ser consumidos ou ofertados ao orixá por fazer algum mal ou cortar seu axé, estão a tangerina, a carambola e os pombos.

Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô. Ela foi pego em uma armadilha, uma pasta feita com quiabo, preparada por Xangô, na qual ele pisou e escorregou durante a batalha, o que o levou a derrota.

O quiabo também tem uma importância, além da culinária, na cultura afro-brasileira. No candomblé, existem rituais em que o alimento é utilizado como oferenda aos orixás Ibeji, protetor das crianças, e Xangô, que representa a justiça.