Qual óleo dura mais para fritura?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

óleos monoinsaturados: mais resistentes às altas temperaturas e à oxidação (ex. azeite, óleo de amendoim e óleo de bagaço de azeitona) óleos polinsaturados: menos resistentes às altas temperaturas (ex. óleo de girassol, de soja ou de milho).

óleo de coco

O melhor óleo para fritura é o de coco
Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

“A legislação não indica quando deve haver a troca de óleos e gorduras utilizados em frituras. O ideal é que seja a cada 14 horas de uso ou com intervalos a cada quatro horas, quando o óleo passa a ter um odor muito forte e apresentar coloração bem mais escura”, explica.

Tipos de óleo ou gordura
“Usar óleos vegetais é sempre melhor, pois eles têm um ponto de fumaça alto, que é a temperatura limite para degradação do ingrediente durante a fritura”, indica Lucas Silva Santana, do Temaki Fry. Para Lucas, os óleos mais indicados são os de algodão e canola.

O azeite e o óleo de canola produzem muito menos aldeídos, assim como a manteiga e a banha animal. O motivo é que esses óleos são ricos em ácidos graxos monoinsaturados e saturados, que são muito mais estáveis, quando submetidos ao calor.

Aço inox

Aço inox: é o melhor material para frituras, pois aguenta altas temperaturas, é resistente e não enferruja. Porém, se utilizado em panelas antiaderentes e de cerâmica, ele pode acabar riscando e danificando o revestimento.

Neste caso, consideram que o mesmo óleo pode ser utilizado até quatro ou cinco vezes para fritar, desde que os resíduos tenham sido retirados após cada utilização e não tenha queimado, adquirindo uma cor escura.

Porém neste sistema não há o isolamento dos resíduos o que pode gerar a transferência de gosto dos alimentos. Sistema mais indicado para restaurantes com pouca variação de produtos fritos e com grandes volumes de fritura. Vida útil do óleo de 3 a 7 dias. Alta capacidade de produção.

O óleo utilizado para fritar os alimentos não deve ser reaproveitado porque sua reutilização aumenta a formação da acroleína, uma substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer.

Se o óleo, depois de quente, liberar um cheiro forte e uma fumaça escura, ele não deve ser utilizado. Se o alimento, depois de frito, estiver com uma cor escura ou murcho.

Use uma colher de madeira. Quando o óleo estiver em processo de aquecimento, coloque a ponta do cabo da colher de pau (ou um hashi) e observe: se o óleo começar a borbulhar ao redor da madeira, estará quente o suficiente para fritar os alimentos.

Pois o que acontece é que a água encosta na. resistência da fritadeira e acaba entrando em ebulição, ou seja, começa a ferver.

Óleo de canola

Óleo de canola
Assim é considerado uma boa opção para ser utilizado em frituras, pois é rico em ácidos graxos saturados e monoinsaturados e, portanto, bem mais estável quando submetido ao calor.