O que ajuda a tirar o sal do arroz?

Perguntado por: efernandes3 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Caso seu arroz, por exemplo, esteja com sal demais, basta colocar algumas gotas de limão. Em seguida, é só tampar a panela novamente e prolongar por mais alguns minutinhos o tempo de cozimento. Reaproveite o pão! Ele irá absorver o excesso, deixando o prato com o sal na medida certa.

O limão, a mostarda Dijon ou o vinagre, entre outros alimentos mais ácidos, têm a água de absorver o sal em excesso. Incluir quinoa, arroz, couscous ou massa à panela durante alguns minutos, pode ser uma alternativa para controlar o sal excessivo, sem comprometer o sabor final.

Use batata
Ela absorverá o excesso de sal, ajudando a acertar o tempero do prato. Quando o feijão estiver pronto, tire os pedaços de batata do caldo. Esta é uma dica que funciona em quaisquer outros pratos que prepare na sua cozinha, como o arroz, molhos, carnes, entre outros.

Legumes cozidos, sobretudo cenouras, vagens, brócolis, que são alimentos mais crocantes, ajudam o arroz a chegar no ponto ideal. Voilà, seu arroz está soltinho como deveria! Dica: Coloque uma colher de vinagre ou limão na água do arroz e ele ficará sempre soltinho!

Para tirar o sal do feijão durante o cozimento, basta colocar uma batata descascada e em pedaços na panela. Deixe o alimento cozinhando por alguns minutos com os grãos e, em seguida, retire, prove e acerte novamente o tempero.

Além de afetar o sistema cardiovascular, o excesso de sal no organismo pode ocasionar problemas nos rins, levando ao comprometimento do órgão. A grande quantidade de sal pode provocar dificuldades de eliminação dessa substância e, consequentemente, o acúmulo no organismo, o que pode resultar em cálculos renais.

A baixa ingestão de sal pode ser prejudicial
Você não precisa e nem deve eliminar totalmente o sal da sua alimentação.

Acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto - isso ajuda a deixar os grãos soltinhos depois de cozidos. Meça 4 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com o sal, misture bem e aumente o fogo para médio.

Porque seus grãos ajudam a manter o sal mais seco. Afinal, o que deixa o sal grudento no saleiro é justamente a água. Como o tempero tem muita afinidade com esse líquido, um ar ligeiramente úmido já é suficiente para que o sal absorva quantidade razoável de vapor em suspensão.

Evite salpicar a comida pronta no prato
No entanto, o excesso está no preparo e na adição de sal após a comida estar pronta, à mesa”, detalha. Então, o correto é adicionar sal somente durante o preparo dos alimentos e sempre fazer isso por último. Isso diminui as chances de salgar a comida além do recomendado.

Basta 1 colher de sopa de açúcar para corrigir o excesso de sal da sua comida. Você pode usar açúcar marrom, branco, mel ou melaço, ou mesmo a adição de um ingrediente doce, às vezes, pode equilibrar alimentos salgados.

O sal foi absorvido pelas batatas por:
fagocitose, porque o sal transportado é uma substância sólida. exocitose, uma vez que o sal foi transportado da água para a batata.

Comece lavando bem a carne para retirar o excesso de sal superficial. Após isso, basta colocar a carne em uma tigela com água fria e levar à geladeira até o momento do preparo. O ideal é que a água seja trocada algumas vezes durante as horas, retirando o excesso de sal que ficará nela.

Salvando o arroz
Coloque o fogo em temperatura baixa e cozinhe o arroz por mais cinco minutos, até a água evaporar completamente. Escorra o excesso de água em uma peneira ou um escorredor. Caso ainda haja água na panela, coloque uma peneira ou um escorredor sobre a pia e vire o arroz dentro dele.

Despeje o arroz em um escorredor de macarrão ou peneira de inox, se o buracos forrem muitos grandes, forre o recipiente com um pano de prato limpo. Coloque em cima de uma panela que tenha de 4 a 5 dedos de água. Deixe no fogo até a água ferver, desta forma o arroz ficará aquecido, úmido e soltinho.

Uma das estratégias populares envolve colocar uma fatia de pão branco em cima do arroz queimado e esperar dez minutos. Outras pessoas preferem botar uma cebola descascada ou uma batata cortada dentro de um recipiente com o arroz queimado por 20 minutos para amenizar o cheiro e gosto.