Qual arroz precisa lavar?

Perguntado por: bleiria5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Nos círculos culinários, a lavagem é recomendada para alguns pratos quando se busca um grão separado. Já para outros pratos como risotos, paella e arroz doce (onde se deseja um efeito pegajoso e cremoso), evita-se lavar.

Apesar de ainda desnecessária, em alguns casos, a lavagem do alimento não prejudica seus nutrientes. É o caso do arroz integral, que ainda conta com a casca de proteção; e do arroz parabolizado, que passa por um procedimento de “selagem”.

Se cresceu com a sua mãe ou avó na cozinha, o mais certo é que tenha adotado o mesmo ritual quase como uma tradição. No entanto, e apesar de ser um hábito enraizado em muitas famílias portuguesas, será que devemos mesmo lavar o arroz? A resposta é não. Há dois motivos chave para que não seja necessário fazê-lo.

A lavagem também é usada para remover bactérias, mas as altas temperaturas de cozimento matarão todos os micróbios presentes, com ou sem ele ser lavado antes.

Segundo a especialista, ocorre uma perda nutricional durante a lavagem do arroz.

No caso do arroz parboilizado, é preciso que ele seja lavado. Esse tipo de arroz passa por um processo que faz com que ele tenha contato com a exposição industrial, com isso, ele tem mais chances de absorver substâncias químicas.

A resposta é: sim! E não é apenas para demorar menos tempo para cozinhar! Além de reduzir o tempo de cozimento, deixar o feijão de molho faz bem para a saúde. Esse processo livra o alimento dos chamados antinutrientes, que ficam dissolvidos na água.

O arroz parboilizado é descascado e polido, assim como o arroz branco. A diferença entre eles é que o parboilizado passa por um processo de parboilização, que é quase um pré-cozimento. A imersão do grão em água quente faz que as fibras e nutrientes do arroz não sejam perdidos - o que acontece com o arroz branco.

É deixá-lo embebido em água durante a noite. Em seguida, deve-se lavar e enxaguar até que que a água esteja límpida. A próxima etapa é drenar bem e colocar para cozinhar em uma panela, com uma proporção de cinco partes de água para uma parte de arroz. Assim, a concentração de arsênio cai 80%.

Deixar o arroz de molho, diminui a ação do fitato sobre. os grãos, deixando-os mas nutritivos, Além disso, o.

Aquela poeirinha branca que aparece na lavagem do arroz e que deixa a água branca não é sujeira. Uma das fases do beneficiamento do arroz é o processo de polimento, que é necessário para deixar os grãos lisinhos e branquinhos. Assim, os resíduos dos próprios grãos ficam grudados em forma de poeira.

É o caso do frango, cujas bactérias podem contaminar outros objetos da cozinha durante o preparo. De acordo com Ana Carolina Valle, nutricionista especializada em segurança de alimentos, lavar o frango com água corrente na pia não é uma prática indicada.

A nutricionista explica que, quando os grãos são deixados de molho, é possível neutralizar esses fitatos, melhorando a absorção de nutrientes, além de tornar a digestão mais leve por quebrar essas partículas de difícil absorção.

Segundo o site especializado, o arroz é conhecido por acumular cerca de 10 vezes mais arsênio do que outros cereais. Nos grãos, a substância tóxica está concentrada na camada externa (farelo) que envolve o endosperma. Ou seja, o arroz integral (não moído ou polido) contém mais arsênio do que o branco.

O arroz branco (polido) não deve ser lavado, pois ele possui uma casca grossa no qual armazena os seus principais nutrientes. Portanto, quando alguém lava o arroz, também está retirando diversas vitaminas.

Qual é o mais saudável? O arroz parboilizado é mais recomendado que o branco, uma vez que tem uma maior quantidade de vitaminas mantidas, além de minerais, fibras e gorduras. Apesar disso, o processo pelo qual o grão integral geralmente é submetido é natural e, por isso, acaba sendo ainda mais saudável.