Porque a batata do McDonald's é diferente?

Perguntado por: amoura3 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

No entanto, no site do McDonald's há um detalhamento de como as batatas são feitas: de acordo com o texto, os fornecedores fritam parcialmente as batatas cortadas, com uma mistura de óleo que contém sabor de carne.

As batatas do McDonald's são geneticamente modificadas? Ficamos felizes em informar que as batatas usadas no McDonald's não são geneticamente modificadas. Elas são feitas de batatas tipo Shepody e Russet Burbank, cultivadas em New Brunswick, Alberta e Manitoba.

295 kcal. A batata frita mais famosa do mundo. Deliciosas batatas selecionadas, fritas, crocantes por fora, macias por dentro, douradas, irresistíveis, saborosas, famosas, e todos os outros adjetivos positivos que você quiser dar.

Além de carne e leite, as McFritas têm dimetil polissiloxano, que é um derivado não tóxico do petróleo que serve para evitar que a batata espume durante a fritura. Açúcar também entra na fabricação da guloseima.

Em 1967, Ray Croc (o legendário fundador da cadeia de fast-food mais famosa do mundo, Mc Donald´s) decidiu que a companhia Simplot seria a fornecedora de todas as batatas fritas congeladas para sua rede de restaurantes, a qual estava em constante expansão.

No início dos anos 2000, a rede chegou a ser processada por religiosos que não comem carne pelo aditivo bovino à batata. Assim, o restaurante adicionou o ingrediente à receita pública do produto, e depois acabou mudando para "sabor natural.

Nas fábricas do McDonald's, primeiramente, as batatas são descascadas e fatiadas por máquinas, que cortam todas do mesmo tamanho. As batatas são “branqueadas” e passam por um banho de molhos e são pré-fritas, com óleos de canola, de soja e de soja hidrogenado.

No fim dos anos 90, a companhia lançou uma opção especial da batata para roubar clientes do McDonald's. Em 2011, retornou com a versão clássica. As novas fritas do Burguer King serão produzidas pela McCain Foods, a mesma companhia que fabrica as batatas fritas do McDonalds e da rede Wendy.

O McDonald's é constantemente acusado de promover a má alimentação e estar associado com as altas taxas de obesidade em vários países, sobretudo nos Estados Unidos. Por isso, uma preocupação permanente do marketing da rede é tentar trazer uma ideia de que o cardápio se tornou mais saudável com o tempo.

Tudo começa com uma colheita feita por veículos pesados especializados, passando por filtros que tiram poeira, pedras e batatas defeituosas. Depois, elas são cortadas (e não moídas e moldadas, como muita gente acredita) no formato tradicional, secadas, levemente fritas, congeladas e enviadas para as lanchonetes.

De acordo com o site da empresa, os fornecedores fritam parcialmente as batatas cortadas, com uma mistura de óleo que contém sabor de carne. “O sabor natural da carne contém trigo hidrolisado e leite hidrolisado como ingredientes iniciais”, explica a rede.

Para pagar menos impostos, McDonald's muda nomenclatura de "sorvete" para "sobremesa"

Basicamente, os pães dos sanduíches são feitos de farinha, gordura, açúcar, água e realçadores de sabor. Em alguns casos, o gergelim é adicionado ao fim do processo. Eles não levam nem ovo, nem leite.

Segundo o relatório, as batatas são produzidas em fazendas localizadas no estado de Washington, de cerca de 14 mil acres, que podem ser vistas do espaço de tão vastas.

Preço: R$ 8,90. Peso: 84 gramas. Número de batatas: 65. Preço por grama: R$ 0,10.