Qual o objetivo da persona?

Perguntado por: tcamilo5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. É baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de Marketing Digital.

A persona orienta a criação de conteúdo e o Marketing Digital. O objetivo é criar um perfil que sintetize as principais características dos clientes para que a marca consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender suas demandas.

Persona é uma representação fictícia de pessoas reais como clientes de uma empresa. Ela serve para retratar um grupo de usuários com características semelhantes, a fim de indicarem para a empresa quem são os consumidores e o que estão necessitando.

Em síntese o significado de persona é o seu cliente ideal. Ou seja, ele possui um nome, sentimentos, valores, crenças, objetivos e mais! Portanto, definir uma persona é extremamente importante para qualquer estratégia de marketing que você deseja fazer.

Uma persona é essencial para definir a linguagem a ser utilizada nas suas estratégias de marketing digital, bem como para se identificar o tipo de conteúdo a ser produzido e de quais redes sociais lançar mão, entre vários outros aspectos.

Com a criação de uma persona, passa-se a ter uma visão mais clara e objetiva sobre os usuários e, assim, focalizar e alinhar os esforços. No caso de Marketing de Conteúdo, a persona será uma peça-chave para desenvolver conteúdo relevante e que faça sentido para o seu público.

É a máscara que o ator usa para dar vida ao personagem. Na psicologia, Carl Gustav Jung usa o termo para designar a face que assumimos em nossas vidas cotidianas. A persona deriva da forma como nos adaptamos ao mundo; são nossas máscaras, nossa maneira de ser socialmente.

Dentro do marketing, a persona ajuda a definir a linguagem e o tom que serão utilizados na comunicação da marca. Ainda, essa definição do cliente ideal pode ser útil para guiar a produção de conteúdo e chamar atenção do público.

Você pode usar sua persona divulgando materiais no blog da sua empresa, fazendo guest post, em redes sociais e até e-mail marketing. Se você precisar de ajuda para montar a sua persona ou como aplicar na sua estartégia, entre em contato conosco.

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Há diversos tipos de persona: buyer persona, brand persona e user persona. Cada uma delas tem a ver com o objetivo de uma determinada operação ou estratégia do negócio.

A diferença entre persona e público-alvo está no quão profundo é o estudo sobre os clientes e leads de uma empresa. Enquanto a persona traz informações específicas e detalhadas do cliente ideal para uma estratégia de marketing e vendas otimizada, o público-alvo trabalha com dados gerais e definições mais amplas.

A melhor maneira de definir sua persona é conversar com sua base de clientes e procurar padrões nos hábitos de compra e consumo dos produtos e serviços. Conhecê-los melhor te ajuda a criar uma persona mais próxima a realidade do indivíduo que realiza a compra.

Modelo de personas

  1. Nome. Para que a sua persona se aproxime ao máximo da realidade, é fundamental que ela tenha um nome. ...
  2. Ocupação. Neste campo, você deve identificar qual a ocupação da sua persona (estuda, trabalha, está desempregado etc.). ...
  3. Dados demográficos. ...
  4. Objetivos. ...
  5. Desafios. ...
  6. Valores.