O que fazer depois de definir a persona?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Depois de definir as personas, sua empresa está pronta para se comunicar da maneira mais adequada com seus potenciais clientes. O próximo passo é criar uma estratégia de relacionamento baseada na jornada de compra dessas personas.

Para criar a persona, é preciso pesquisar: quem são os seus clientes, com o que trabalham, o que fazem durante o dia, como se informam, quais são suas maiores necessidades? Assim, a persona se embasa em dados, não em suposições da equipe de marketing.

Como criar uma persona

  1. Peça para os seus atuais clientes responderem um questionário. ...
  2. Identifique o problema e o objetivo do cliente. ...
  3. Analise informações e procure por padrões. ...
  4. Faça uma descrição das características e comportamentos percebidos.

Você pode usar sua persona divulgando materiais no blog da sua empresa, fazendo guest post, em redes sociais e até e-mail marketing. Se você precisar de ajuda para montar a sua persona ou como aplicar na sua estartégia, entre em contato conosco.

Os 4 erros na hora de criar uma persona

  • Criar muitas personas. A estratégia de criação de personas é tão boa e eficiente que compreendemos a vontade de criar várias delas. ...
  • Não questionar o suficiente. ...
  • Não pesquisar direito. ...
  • Esquecer o funil de vendas.

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. É baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de Marketing Digital.

Com a criação de uma persona, passa-se a ter uma visão mais clara e objetiva sobre os usuários e, assim, focalizar e alinhar os esforços. No caso de Marketing de Conteúdo, a persona será uma peça-chave para desenvolver conteúdo relevante e que faça sentido para o seu público.

Modelo de personas

  1. Nome. Para que a sua persona se aproxime ao máximo da realidade, é fundamental que ela tenha um nome. ...
  2. Ocupação. Neste campo, você deve identificar qual a ocupação da sua persona (estuda, trabalha, está desempregado etc.). ...
  3. Dados demográficos. ...
  4. Objetivos. ...
  5. Desafios. ...
  6. Valores.

A diferença entre persona e público-alvo está no quão profundo é o estudo sobre os clientes e leads de uma empresa. Enquanto a persona traz informações específicas e detalhadas do cliente ideal para uma estratégia de marketing e vendas otimizada, o público-alvo trabalha com dados gerais e definições mais amplas.

Sendo assim, busque entender e mensurar aspectos como:

  1. o tipo de uso daquela rede social.
  2. horários de maior utilização.
  3. os objetivos da persona naquele canal.
  4. que tipo de conteúdo ela consome.
  5. como ela prefere interagir com outros perfis e páginas.
  6. que tipo de ações ela realiza na plataforma.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, eBooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca. Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto.