Como definir o meu público-alvo?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Como definir o público-alvo?

  1. Pesquise o mercado e o cenário atual. O primeiro passo é analisar o mercado. ...
  2. Conheça o seu negócio e o seu produto. ...
  3. Divida o mercado em segmentos. ...
  4. Identifique a atratividade dos segmentos. ...
  5. Selecione o segmento-alvo (um ou mais) ...
  6. Defina o posicionamento e as estratégias para cada segmento-alvo.

O público-alvo é definido pela necessidade de consumo que envolve o produto ou serviço em questão. Veja dois exemplos: Uma loja que vende brinquedos interessa aos mais variados perfis de consumidores, sejam mulheres, homens ou adolescentes, de todas as localidades e com faixas de rendas diversas.

Os quatro principais tipos de segmentação de mercado são: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental, que abordaremos mais detalhadamente na próxima seção. Um exemplo de variável de segmentação de marketing seria a idade.

A diferença entre persona e público-alvo está no quão profundo é o estudo sobre os clientes e leads de uma empresa. Enquanto a persona traz informações específicas e detalhadas do cliente ideal para uma estratégia de marketing e vendas otimizada, o público-alvo trabalha com dados gerais e definições mais amplas.

Definir o público-alvo é fundamental para mapear e direcionar as melhores estratégias, campanhas e ações de marketing. Com isso, você atinge a pessoa certa, na hora certa, impactando o público que realmente fará a diferença para o seu negócio.

O público-alvo nada mais é do que o segmento do mercado no qual a marca pretende alcançar. Nesse sentido, as estratégias em torno das campanhas devem ter como alvo um grupo específico de consumidores.

Como fazer uma segmentação de clientes?

  1. Estabeleça um foco. Em primeiro lugar, é preciso estabelecer um foco para a segmentação. ...
  2. Seja específico nas variáveis. ...
  3. Faça filtros com sua base de dados. ...
  4. Busque perfis semelhantes. ...
  5. Avalie os resultados.

Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. É baseado em dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos. A persona é uma ferramenta de segmentação de mercado e é a base do Marketing Digital.

Dentre as bases de segmentação, a comportamental diz respeito, como o nome sugere, ao comportamento do consumidor ou já cliente. E também ao levantamento de seus possíveis feedbacks. Pode ser feita baseando-se em nível de engajamento, satisfação do cliente, taxas de rejeição ou abertura de e-mails, entre outros.

Comecemos pela Definição de Público-alvo ou Público ideal: é o nome dado para o 'grupo' ideal de clientes da nossa empresa. O cliente ideal é também chamado de ICP (Ideal Client Profile) que significa Perfil do Cliente Ideal.

De maneira prática: o público alvo é quem é o seu consumidor. Ao saber determinar a resposta, todas as soluções e ações de marketing ficam muito mais direcionadas e nichadas, gerando mais vendas e sucesso para seu negócio.

Também chamado composto de marketing, os 4 Ps do marketing referem-se a quatro fatores que devem ser considerados ao planejar e executar as estratégias de marketing da empresa. São eles: preço, praça, produto e promoção.

O Instagram (ainda) é uma rede de usuários mais jovens (comparativamente ao Facebook). De acordo com o site Statista, mais da metade da população global de usuários do Instagram tem menos de 34 anos. Ele é também o segundo aplicativo preferido (depois do Snapchat) para adolescentes nos EUA.