Qual leite condensado e original?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

O Moça Original é a versão tradicional do Leite Moça, responsável por deixar as sobremesas mais saborosas, desde 1921. Integral, com 8% de gordura, ele traz a consistência e textura perfeitas para o seu doce.

Quais as melhores marcas de leite condensado?

  • #1. Leite Moça. ...
  • #2. Itambé ...
  • #3. Elegê ...
  • #4. Piracanjuba. ...
  • #5. Italac. ...
  • #6. Mococa. ...
  • #Bônus: Camponesa. Embora não seja tão conhecido quanto as outras marcas, o Camponesa, da Embaré, é um dos produtos que têm feito muito sucesso, especialmente entre as doceiras.

O produto leite condensado foi patenteado em 1856, pelo norte-americano Gail Borden.

Nestlé Professional

Lata de Leite Condensado MOÇA® 2,6kg | MOÇA | Nestlé Professional.

Em suma, o leite condensado é um produto constituído 100% de leite e açúcares, enquanto que a mistura láctea condensada é composta por soro do leite, amido de milho e uma quantidade muito menor de leite puro. Esses ingredientes são empregados para reduzir o custo ou aumentar o rendimento.

leite condensado Moça

O leite condensado Moça, da Nestlé, sem dúvidas é o mais popular e adorado do Brasil. Por ser feito com leite integral, apresenta uma textura mais espessa e muito cremosa, que deixa suas sobremesas com uma estrutura mais firme. Ótimo para usar em um pudim de leite ou para enrolar brigadeiros!

Brasil é o país

O Brasil é o país que mais consome leite condensado no mundo. Dados da Euromonitor demonstram que dos 3 bilhões de litros de leite condensado utilizados globalmente, cerca de 335 milhões de litros é consumido por brasileiros, o equivalente a 11%.

A marca pertence à Nestlé e é produzida no interior de São Paulo e faz parte. O produto é comercializando globalmente adotando quatro nomes diferentes: Milkmaid (países de língua inglesa), La Lechera (países de língua espanhola), Milchmädchen (alemão) e Leite Moça (no Brasil).

O leite condensado era muito consumido pela corte portuguesa. A embalagem era como a gente conhece: uma latinha com a figura de uma moça carregando um balde na cabeça. O doce era chamado de “Milkmaid”. Como era difícil pronunciar o nome, o povo batizou o produto de leite moça.

Desnatado: o mais saudável
Agora, se você está em busca de um leite condensado sem lactose que seja mais saudável, não deixe de comprar o desnatado. Esse tipo de leite é considerado o mais saudável por possuir pouca gordura.

Mas, em vez de leite condensado, o novo produto é uma “mistura láctea condensada”, que leva soro de leite e amido, o que torna a produção mais barata.

Como você viu, basicamente, o que muda entre os tipos de leite condensado é a concentração de gordura. Em termos de calorias, por exemplo, não há mudanças significativas entre o integral e o semidesnatado. O light ou desnatado, por sua vez, é bem menos calórico e tende a apresentar valor energético três vezes menor.

“Consideramos uma opção melhor de um alimento industrializado quando ela possui menos ingredientes em sua composição, principalmente quando não carrega conservantes, aditivos e compostos artificiais”, explicam a especialistas. Ou seja, por ter menos ingredientes, o leite condensado é mais vantajoso para a saúde.

Atenção ao rótulo
Obviamente, alterar os ingredientes principais afetará o produto, portanto, observe bem o rótulo antes de fazer a compra. Normalmente o leite condensado fabricado com leite em pó tem uma coloração mais clara e mais adocicada, enquanto o fabricado com leite integral tem uma cor mais caramelizada.

Qual é a diferença entre leite condensado e mistura láctea? Apesar das embalagens similares e da impressão de que um pode substituir o outro, leite condensado e mistura láctea não são a mesma coisa. Segundo Rocha, os produtos não são equivalentes do ponto de vista nutricional.

A readequação relacionada ao teor de gordura foi feita para atender à nova legislação, que agora estabelece a informação do percentual de gordura utilizada no leite condensado, portanto, ele deverá vir categorizado como integral, semidesnatado ou desnatado, atendendo o que a legislação preconiza.