Qual foi a fé de Jó?

Perguntado por: epilar3 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

A história de Jó é conhecida pela sua fé, paciência e esperança em Deus. Todo o sofrimento e perdas pelas quais passou, fizeram com que conhecesse ao Senhor melhor. Além de deixar para todos os crentes um grande exemplo de perseverança, integridade e fé vitoriosa.

Jó permanece firme na fé em Deus, sem blasfemar nenhuma vez. Diante de tudo isso, Deus decidiu recompensá-lo restituindo-lhe as posses em dobro, dando-lhe outros sete filhos e três filhas e fazendo com que vivesse, com saúde, mais 140 anos, vendo sua família chegar até a quarta geração.

A experiência de Jó nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.

O Senhor honra a obediência de Jó e restaura sua saúde, felicidade e prosperidade de forma muito maior do que sua situação anterior. ”Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo quanto antes possuíra” (Jó 42:10).

Jó, um homem justo, temente a Deus, passou por sérias provações e angústias. Perdeu todas as suas propriedades, seus filhos morreram e ainda passou por grande sofrimento físico. Em meio a esse sofrimento, Jó recebeu a visita de três amigos.

1 Depois disso o Senhor respondeu a de um redemoinho, e disse: 2 Quem é este que obscurece o conselho com palavras sem conhecimento? 3 Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me farás saber. 4 Onde estavas tu, quando eu afundava a terra?

Quando Jó tentou defender-se e assegurar sua retidão, esses “amigos” o acusaram de estar vangloriando-se. Jó explicou que sabia que muitos homens iníquos não sofriam o tipo de punição que ele estava recebendo. Os “amigos” responderam incentivando-o a arrepender-se para que Deus removesse suas tribulações.

Palavras-chave: Livro de Jó; Redenção; Reconciliação; Salvação.

Esse é o tema central do livro: o verdadeiro conhecimento de Deus. O sofrimento de não é o tema central do livro. O sofrimento de foi o meio dele conhecer mais sobre Deus.

A inanição de Deus, seu indiferentismo, fere a racionalidade de Jó, para não dizer da sua fé. Sua “apatia” é causadora dos tormentos de Jó.