Quem orava no Cenáculo em Jerusalém junto com os apóstolos?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago. Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele[6].

“E, entretanto, subiram ao cenáculo, onde habitam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago” (Atos 1:13).

120 pessoas ainda perseveravam no cenáculo, que foi a nossa primeira comunidade cristã (Atos 1:15).

O Espírito Santo desceu sobre a Igreja reunida em Cenáculo e deu-lhes o dom de profetizar e anunciar o Evangelho em outras línguas, confirmando a ordem de Jesus em Mateus 28,19.

Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo. Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

"Os cenáculos incentivam o congraçamento através da oração unindo as famílias e que todos, incluindo crianças, jovens e adultos se voltem a Deus para viver uma vida santa", disse Manfred, que nasceu na Alemanha, em Munique e há 25 anos vive no Brasil (13 anos em Rondonópolis e nos últimos 12 anos em Cuiabá).

E para os cinquenta dias que se completam da Páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram dez dias. Foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.

O Cenáculo é o local de dois acontecimentos importantes para a fé cristã: A Última Ceia, a refeição da Páscoa que Jesus e seus discípulos compartilharam na noite anterior à sua morte.

Nesta solenidade, a Igreja faz memória do cumprimento da promessa de Jesus Cristo a seus discípulos. De acordo com o livro dos Atos dos Apóstolos, no dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém quando o Espírito Santo veio sobre eles em forma de línguas de fogo.

Francesco Patton falou da particularidade de celebrar Pentecostes no Cenáculo: "O Cenáculo é o lugar de Pentecostes, ou melhor, é o local de um duplo Pentecostes. Já na noite de Páscoa, quando Jesus apareceu no Cenáculo aos discípulos, depois de ter-lhes saudado com a saudação da paz, doou-lhes o Espírito Santo.

No Novo Testamento, Pentecostes é o dia da vinda (descida) do Espírito Santo sobre os apóstolos (At 2.4) e consequentemente à Igreja. O destaque para a expressão “Igreja” deve-se ao fato de que Pentecostes é o início do que hoje chamamos de Igreja primitiva, uma Igreja sem placas denominacionais.

Cornélio recebeu o Espírito Santo antes de ser batizado, foi o poder de Deus que o convenceu da veracidade do evangelho, mas ele não poderia receber o dom do Espírito Santo até depois de ter sido batizado.

Era uma celebração de agradecimento a Deus pela colheita realizada pelos judeus cinqüenta dias após a Páscoa.