Quem foi Matias na Bíblia Sagrada?

Perguntado por: rramires5 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Matias, o apóstolo “póstumo”. É assim chamado porque surgiu depois da morte do apóstolo Judas Iscariotes, o traidor. Alguns teólogos se referem à ele como o décimo terceiro apóstolo, pois foi eleito para ocupar esse posto, conforme consta dos Atos dos Apóstolos, na Bíblia.

São Matias foi um dos apóstolos de Cristo. Foi o escolhido entre os demais discípulos de Jesus para preencher a vaga, no colégio apostólico, deixada por Judas após seu suicídio.

A escolha de Matias como Apóstolo
Para ser escolhido, o candidato deveria cumprir a principal exigência de ter acompanhado os discípulos durante todo o ministério de Jesus, ou seja, desde o batismo realizado por João Batista, até sua ascensão ao céu.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

João: Irmão de Tiago, era o mais jovem dos discípulos, e foi o último deles a morrer, possivelmente em Éfeso, de morte natural.

O nome Matias,também escrito na forma Mathias, tem origem no hebraico e é uma forma alternativa do nome Mateus, que significa "dom de Deus" ou "presente de Deus". O nome possui uma longa história e tem sido utilizado em diversas culturas ao redor do mundo.

Judas Iscariotes

Poucos nomes na história são tão identificados com o mal como Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus com um beijo e o entregou à morte certa.

Matias é um chefe de máfia que atua nos piores crimes imagináveis: corrupção dentro da polícia, abuso sexual, estupro, incesto e tráfico humano.

Abraão, o amigo de Deus – Gênesis 22.1 – 19
“Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus” (Tiago 2.23). Que privilégio e que honra ser chamado por Deus de “amigo”!

Caifás, o presidente do Tribunal, interrogou Jesus, porém de acordo com a Lei Judaica era obrigatório responder sob juramento de testemunho, o que não ocorreu.

imperador Domiciano

João falou de maneira clara e convincente sobre seu relacionamento com Jesus. As pessoas ficaram espantadas com a sabedoria de suas palavras. Porém, quanto melhor seu testemunho, mais crescia o ódio contra ele. Como era tradição, o imperador Domiciano mandou jogá-lo em uma panela de óleo fervente.

Lucas não conheceu Jesus pessoalmente.

Tiago foi decapitado, tornando-se o primeiro apóstolo de Jesus a morrer, na defesa de Sua Causa. Segundo o historiador Daniel Rops, seria o ano 41 da era cristã. Bibliografia: 01.

Segundo a tradição Matias evangelizou na Judéia, Capadócia e, depois, na Etiópia. Ele sofreu perseguições e o martírio, morreu apedrejado e decapitado em Colchis, Jerusalém, testemunhando sua fidelidade a Jesus.

João

Se você sempre se perguntou do por que o Discípulo de Cristo, João, não morreu martirizado, você encontrará a resposta neste livro.

São João Batista

Testamento. Ele veio fazer a ligação do Antigo ao. Novo Testamento iniciado com a vinda de Jesus.