Qual a diferença entre os judeus e os gentios?

Perguntado por: dparis . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Apesar de pro- fessarem a mesma fé e seguirem ao mesmo Mestre, a cultura e a identidade étnica estavam preservadas: judeus eram judeus, gentios eram gentios. E como os judeus seguem a lei de Moisés – não seguida e nem exigida dos gentios – eles não podem se sentar à mesa com pagãos. Mesmo sendo “seus pagãos”.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

O que uniu gentios e judeus? [Por meio do sangue de Cristo, o muro espiritual figurativo que separava judeus e gentios foi derrubado e os dois grupos se transformaram em “um novo homem” (Efésios 2:15), ou seja, unificaram-se formando um só corpo em Cristo.

Desde os tempos bíblicos, os judeus são um povo com uma fé monoteísta, o judaísmo, que representa um componente tanto religioso quanto nacional. Por volta do século XVIII, a maioria dos judeus do mundo vivia na Europa Oriental, onde foram confinados a guetos e tinham pouca interação com as sociedades ao seu redor.

Se Mateus relata o mandato missionário de Jesus aos seus discípulos que exclui da sua ação “gentios” e “samaritanos” (Mt 10,5-6: “não deveis ir aos territórios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos.

Ou seja, tratam-se de gentios de fato. Não são considerados judeus, porém, professavam a fé no Deus dos judeus e observavam algumas leis e mandamentos.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos.

Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu. Os hebreus estabeleciam uma divisão entre o povo, que definiam como eleito por Deus, e os gentios, posteriormente denominados pagãos. Os povos Europeus que se converteram ao Cristianismo, nos seus primórdios, eram considerados gentios.

Cafarnaum, localizada na margem norte do Mar da Galileia, foi o centro do ministério de Jesus na Galileia (Mt. 9:1–2; Mc. 2:1–5). Foi um importante e próspero centro de pesca e comércio, onde moravam tanto gentios quanto judeus.

As três correntes do judaísmo – ortodoxos, reformistas e conservadores – surgiram no século XIX, como consequência do impacto das mudanças da modernidade sobre a religião. Ouça o texto abaixo!

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus.