Qual é a promessa de Atos 1 4?

Perguntado por: ldomingues . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.2 / 5 11 votos

A obediência ao mandato de Jesus, de esperar em Jerusalém a promessa do Pai (At 1:4), é muito importante, já que Cristo sabia que era necessário que os apóstolos deviam ser capacitados com o poder divino para cumprir eficazmente com a missão que se lhes encomendaria.

A promessa do Espírito Santo que o Senhor fez aos apóstolos, conforme registrado em Atos 1:4–8, parece confusa quando comparada a João 20:22, que diz que Jesus “assoprou sobre [os apóstolos] e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”.

Ou seja, a grande Promessa do Pai é o Espírito Santo. Nilton explica que nós recebemos o Espirito Santo em nosso batismo, porém muitas pessoas não O experimentam porque Ele necessita da nossa abertura para agir, precisa de espaço: Ele respeita a liberdade do homem.

Ao longo de Atos, Lucas enfatiza as obras do Espírito Santo nas pessoas e nas congregações. A frase “que do alto sejais revestidos de poder” provavelmente também significa que os apóstolos “receberam conhecimento específico, poderes e bênçãos especiais, geralmente conferidos somente no templo do Senhor” (Bruce R.

Ao ler Atos 4, procure ver como Pedro se tornara destemido. Pense também por que os líderes dos judeus estavam tão determinados a impedir que Pedro e os outros Apóstolos prestassem testemunho de Jesus Cristo.

O livro de Atos conta sobre o crescimento e a difusão do cristianismo, começando na capital da província judaica de Jerusalém e terminando em Roma, a grande capital do império.

1. A obediência ao mandato de Jesus, de esperar em Jerusalém a promessa do Pai (At 1:4), é muito importante, já que Cristo sabia que era necessário que os apóstolos deviam ser capacitados com o poder divino para cumprir eficazmente com a missão que se lhes encomendaria.

O quinto mandamento é muitas vezes chamado de primeiro mandamento com promessa. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.)

Isaque é o filho da promessa porque foi através de sua linhagem que Deus cumpriu sua promessa a Abraão de estabelecer uma grande nação através da qual o Messias veio ao mundo. Em Cristo, o grande Filho de Abraão da descendência de Isaque, todas os povos da terra são abençoados (Gênesis 12:3; Gálatas 3:16).

Depois de uma espera de 25 anos, chega Isaque, o filho da promessa. É ele que possibilitaria o cumprimento das promessas de Deus a Abraão, de fazer uma grande nação a partir de sua descendência e de abençoar todos os povos da terra.

A Mensagem de Atos nos ajuda a ver sobretudo os princípios que regem a ação do Espírito impelindo continuamente a igreja em direção ao mundo. E lembra que “os Atos dos Apóstolos terminaram há muito tempo. Mas os atos dos seguidores de Jesus continuarão até o fim do mundo”.