O que podemos aprender em Atos 3?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Você pode concluir compartilhando seu testemunho de que Jesus Cristo veio à Terra como parte da Restauração do evangelho nos últimos dias e que Ele retornará na Segunda Vinda para purificar a Terra da iniquidade.

Talvez assim como o coxo você criou uma concepção que não pode ir ao templo adorar, más Deus por esse estudo nos ensinou que ele cura. Suas feridas podem ser curadas do Ele, não perca tempo, corra ao templo e assim como aquele homem, entre louvando e adorando ao Senhor.

A Porta Formosa era uma das portas do Templo de Jerusalém mencionada por este nome no capítulo 3 do livro de Atos dos Apóstolos no Novo Testamento, na narrativa que descreve a cura de um homem coxo que ali pedia esmolas.

O livro de Atos reconta a ascensão e a disseminação do Cristianismo, começando em Jerusalém, a capital da província judaica, e terminando em Roma, a grande capital do Império.

Que manca ou claudica temporária ou permanentemente; manco.

paraplégico, não pode mover a parte inferior. E perneta não ter alguma perna. @erickjohan2005 coxo anda "mancando". aleijado tem deficiência em alguma região do corpo.

2 E foi trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual cada dia punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir aesmola aos que entravam no templo; 3 O qual, vendo Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.

Uma das marcas da Igreja primitiva era a oração, principalmente na liderança. Com isso, certo dia Pedro e João como de costume estavam indo para o Templo orar e foram abordados na entrada, por um homem aleijado que lhe pediu esmola (Atos 3.1 – 8).

Conforme o dicionário Caldas Aulete, templo significa “edifício público consagrado à divindade e ao culto religioso”. Nesse contexto, percebe-se que o templo representa o local onde é exercida a liberdade religiosa (direito protegido pela imunidade) de maneira mais intensa.

Nas referências a João no livro de Atos, ele é retratado como um companheiro constante e forte de Pedro. João estava com Pedro quando ele curou o homem coxo no templo e juntos pregaram corajosamente perante os líderes judeus de Jerusalém.

Atos 1. 12-26 – OS DISCÍPULOS PERSEVERAM UNÂNIMES NA ORAÇÃO (14,24) Perseverar é persistir! Jesus ensinou os discípulos sobre isso em Lucas 18: 1-8, na história da viúva e o juiz iníquo.